O GoPro vai à falência?
Para os fotógrafos amadores que querem capturar fotos como um profissional sem ferir os seus bolsos em equipamento profissional de qualidade, GoPro foi uma dádiva de Deus. Esta câmara de acção não só captou ângulos profissionais, como desenvolveu as suas próprias aplicações móveis e software de edição de vídeo. Tornou-se um must-thave para os fãs do desporto, que queriam capturar acção nas arenas desportivas.
A proeza do GoPro fez dele uma sensação, uma vez que permitia oportunidades de filmagem não possíveis com câmaras normais. Além disso, esta câmera estava dando uma dura competição às câmeras smartphone.
No entanto, a bolha de sua história de sucesso quase explodiu, já que os preços de suas ações caíram para pouco mais de $5. Isto colocou a GoPro, Inc., os fabricantes da GoPro, à beira da falência. Se a empresa vai declarar falência ainda está para ser visto.
Tudo não estava bem com a empresa tornou-se aparente em 2017, quando o CEO Nicholas Woodman reduziu a empresa despedindo 260 funcionários e ele próprio se contentou com um salário anual reduzido de apenas $1 para 2018. As principais razões para isso foram os drones Karma que se revelaram um fracasso, diminuindo a demanda por câmeras de ação e um mercado extremamente competitivo que viu os concorrentes saírem com os mesmos produtos a um terço do preço cobrado pela GoPro. Isto resultou numa perda de cerca de $80 milhões.
O quarto trimestre de 2017 testemunhou um decréscimo de 40% em relação ao de 2016. Isto corresponde a uma perda potencial de mais de 100 milhões de dólares em 2018. Em tal situação, não é nada surpreendente que a Woodman e a alta gerência da GoPro, Inc. estejam tomando os serviços do JP Morgan para encontrar um comprador, se acreditarmos nas notícias.
Em uma entrevista com a CNBC, Woodman disse: "Se houver oportunidades para nos unirmos a uma empresa controladora maior para escalarmos a GoPro ainda maior, isso é algo que nós olharíamos."
A preocupação do Woodman é genuína, uma vez que a GoPro testemunhou outra queda de 13% nos seus valores de acções para elevar o seu valor de mercado para $900 milhões, biliões a menos de $13 biliões de valor é um dia apreciado. Há também o perigo representado pela queda do preço das acções. Se cair abaixo dos $5, os investidores podem ter que vender suas ações ou não poderão comprá-las. Isto porque, alguns grandes fundos têm directrizes que os proíbem de deter ou comprar acções abaixo de $5.
Então, existe uma hipótese de renascimento do GoPro? As estatísticas mostram pouca esperança de uma reviravolta, o que com a perda de quase $100 milhões anuais em custos operacionais, $175 milhões de dívida que vence em 2022 e com apenas $200 milhões em dinheiro e títulos negociáveis.
Artigos semelhantes
- O Starlink vai à falência do SpaceX?
- A Netflix vai realmente à falência num futuro próximo devido ao serviço de streaming da Disney e aos seus gastos com o conteúdo original?
- Quantos proprietários vão à falência devido à COVID-19 moratórias de aluguel (ver bolha de comentário)?
- Porque é que é fácil ir à falência no Robinhood?