Podemos dizer que o Google+ agora é um fracasso? Porquê?
Observações para o A2A.
Então a sua pergunta contém uma suposição de que o Google+ falhou. Dado que o G+, a partir desta escrita, ainda está por aí e ativamente em uso, pode-se desafiar essa suposição e dizer que é falsa. Mas eu acredito que o coração da pergunta poderia ser reescrito como: "Você acha que o Google sente que o Google+ atingiu seus objetivos?" ou talvez até: "Você acha que o Google+ será tão popular quanto o Facebook/Twitter/Instagram?"
P>Primeiro um aviso: Eu moro no Vale do Silício e trabalho em alta tecnologia, então é claro que eu tenho vários amigos que trabalham no Google. Nenhum deles me deu nenhum furo dentro do Google+ sobre metas, métricas, etc. Dito isto, todos eles mencionam que não o usam. (Na verdade, como parte do "trabalho diurno" eu frequentemente procuro Googler's que postam blogs ou são escritos nas notícias e depois vou procurá-los no G+ para ver o que, se alguma informação eles postaram naquela rede. Normalmente é muito fino e normalmente fica quieto depois de 2014 ou 2015). Mesmo a pessoa que eu acho que é o Gerente de Produtos atual do Google Plus, +Danielle Buckley, não posta muito no G+.
OK, então aqui estão meus pensamentos "fora da algema". O Google Plus foi lançado em 2011, suspeito que como uma resposta direta à ameaça do Facebook. O Google sem dúvida sabia que o FB representava uma ameaça directa à receita publicitária do Google, dado que quanto mais uma rede social sabe sobre si, os seus gostos e os seus interesses, mais eficaz pode ser na sua publicidade alvo. Da mesma forma, a receita publicitária vai para a rede com os olhos. Ela se diferenciou no início com a idéia de "Círculos", que ajudou os usuários a curar seu conteúdo com base em quem eles queriam compartilhar o conteúdo (por exemplo, círculos baseados em "Família", "Amigos", "Co-trabalhadores" poderiam ser separados.) Este foco tem sido largamente abandonado desde cerca de 2015, mas mais sobre isso mais tarde.
Voltando aos objetivos: O Google cumpriu os seus objectivos. Mais uma vez, depende de quais eram os seus objectivos? Era o número de assinantes? Provavelmente cumpriu os seus objectivos, pois forçaram os indivíduos a criar perfis durante algum tempo (novamente, desde que foram abandonados) se quisessem utilizar outros serviços Google. Era baseado no número de utilizadores activos ou repetidos? Eu suspeito que o G+ é mais ativo do que um site como o Quora, mas o Google normalmente conta com o sucesso em termos de BILHÕES de interações, então isso provavelmente não está alcançando seus objetivos.
Se eu fosse responder ao outro Q (Por que o G+ não é tão popular quanto a rede social concorrente xyz), eu diria: a menos que você esteja competindo contra o Facebook ou Twitter, o G+ provavelmente é um sucesso. Veja os gráficos aqui para mais informações.
Então, dados esses números, por que todo mundo brinca que G+ é uma cidade fantasma? G+ está atingindo os objetivos que a empresa Google tem para ela? Eu diria, "Claro, G+ não é um fracasso... mas é um sucesso?"
Então minha opinião pessoal sobre o porquê de G+ nunca ter sido o sucesso se resume a uma das seguintes opiniões pessoais:
>ul>li> A interface de G+ nos primeiros tempos era desajeitada - nunca teve o brilho do FB ou Google ou qualquer outra coisa.>li>Google tem sacudido as características de G+. Ele costumava ter Fotos e Hangouts bem integrados em seu produto. Essas características foram removidas para se tornarem produtos autônomos. Como resultado, o G+ não é tão útil como era no início. Você não pode iniciar um Hangout com uma pessoa, ou enviar uma mensagem direta para uma pessoa, no G+ agora. Deixe isso entrar: você não pode ser social com uma pessoa na rede social do Google - você só pode ser social com uma coleção de pessoas.li>G+ em grande parte abandonado Círculos em favor de Comunidades e Coleções (estou adivinhando como uma resposta direta ao Pinterest). Embora interessante, teve, IMHO, um enorme efeito prejudicial: tornou-se mais difícil encontrar pessoas interessantes. Parte do porquê de eu ter adorado o G+ no início é que as pessoas partilhavam os seus círculos curados, tornando muito fácil começar a seguir pessoas interessantes. Eu fiz uma tonelada de novos amigos no G+ naqueles primeiros dias, explorando os círculos compartilhados pelas pessoas. Quando essas características desapareceram (provavelmente por volta de 2014), o número de NOVAS PESSOAS com quem interagi caiu drasticamente. Sou capaz de encontrar novas pessoas para uma comunidade/interesse que sei que já sou afiliado (por exemplo, é fácil encontrar Novas Pessoas Que Gostam de Jogar), mas mais difícil encontrar Novas Pessoas Interessantes.As últimas vezes que vi o roteiro G+ mencionado (pela Sra. Buckley no Google IO 2017), parecia que eles estavam mais focados no "Google+ para o Trabalho" - provavelmente para competir com coisas como o espaço de trabalho da FB. Não sei que métricas eles usarão para definir o sucesso lá, mas eles têm uma batalha difícil para competir contra as equipas da Microsoft, Slack, e outras naquele espaço.>p>Dado que estou em G+ desde 2011 e, por algumas das razões anteriores, a comunidade de jogos parece ter-se reunido lá, continuo a visitar. Mas estou vendo a comunidade de jogos começar a usar mais "Grupos" no FB de uma forma que G+ costumava brilhar. E assim, embora eu suspeite que G+ continuará a atrair milhões de usuários e torná-lo uma das redes sociais mais populares, acho que poderia ser muito melhor se eles trouxessem de volta algumas das funcionalidades que perderam (gerenciamento de fotos, Hangouts, etc.)Artigos semelhantes
- Agora que o Huawei está quase morto, isso significa que a tecnologia do telefone dobrável está muito longe agora?
- Agora que correm rumores de que a PlayStation 5 vai sair, devo comprar uma PS4 agora?
- Se são agora 10:45, que horas serão em 143, 999, 999, 995 minutos a partir de agora?
- O que é correcto: 'Até agora, ainda não recebi resposta' ou 'Até agora, ainda não recebi resposta'?