Essa cena do Top Gun é possível, o mergulho invertido negativo de 4G com um F-14?
Após um tempo eu voei na categoria IAC Unlimited aerobatics a nível nacional. Eu sempre me encolho quando ouço essa linha - e acabei de ver o filme com meus filhos pela primeira vez há um mês atrás. (Primeira vez para crianças, 500ª vez para mim provavelmente...)
Então é o seguinte: Não existe tal coisa como um "mergulho invertido negativo de 4G"
Para manter 4g de carga sustentada - seja positiva ou negativa, você precisará ter uma velocidade angular em torno do eixo de inclinação de algo na ordem de 20 a 30 graus por segundo. Eu fiz um cálculo rápido e uma volta constante de raio de 400MPH (estatutária) com um raio de 1000m rende 3,2 gs, o que significa que mesmo se você começar em uma linha vertical descendente você estará em vôo nivelado em poucos segundos e se dirigindo para cima em mais alguns.
Em outras palavras: Não é possível ficar num "mergulho" quando se empurra 4G. Um "mergulho" em linguagem comum é um vetor vertical que corre entre (dependendo de quem você perguntar) entre 45 e 60 graus nariz para baixo, independentemente da atitude. Isto dá-lhe um alcance máximo de 90 graus, no qual pode estar "num mergulho". Como eu indiquei acima - assumindo que o seu avião tem a capacidade de rodar em torno do seu eixo de inclinação enquanto acelera numa linha descendente, você passará por esse alcance numa questão de poucos segundos.
Na realidade um loop externo (que é o que realmente estamos falando se você quiser sustentar 4G de força negativa em torno de um eixo vertical) sustentado em torno de 6.5G no meu biplano personalizado de 400HP com uma tonelada de arrasto sobre ele. (E eu começaria logo acima do estábulo com o motor em marcha lenta. A potência entraria quando o meu nariz passasse pelo horizonte no caminho de volta para cima - e eu ainda estaria perto do VNE graças à ajuda da gravidade.)
Para fazer um laço exterior num F-14, provavelmente teria de começar a uns 40.000 pés numa baia completa, estaria a ir cerca de Mach 2 na parte inferior, e estaria a empurrar G's suficientes para empurrar os olhos para fora da sua cabeça. (Não, isso não é possível...) A estrutura de ar limpo iria ganhar velocidade tão rapidamente que não tenho certeza se você poderia girá-la o suficiente para atravessar a horizontal e mais uma vez obter uma taxa positiva de subida. Na verdade eu apostaria uma cerveja que você chegaria a cerca de 20 graus além da vertical antes de ir chapinhar a alguma velocidade ridícula.
Estaria interessado em saber se algum piloto de F-14 poderia comentar sobre o que eles acham que aconteceria. De qualquer forma, se você está assistindo Top Gun esperando pela realidade você está assistindo o filme errado!!!
Cheers!!
pw