Os piratas de carros exóticos (Pejman Ghadimi) são um esquema?
Provavelmente não um esquema, mas um ponto de vista diferente - é o que ele está chamando de "hack".
O "jeito tradicional dos supercarros" é comprar um ou alugar um da concessionária. Isso vai ser um pedaço de mudança, e se você estiver alugando, ele faz o argumento de que o "preço de recompra" é o preço mais baixo que você pode conseguir (que pode ou não ser verdade, mas é acordado no momento da compra - da killer é que como "um só aluga carros novos" a maioria do pagamento da locação é para depreciação).
O "hack" é comprar algo que você adora que passou na curva de depreciação (portanto, pelo menos 3 anos de idade) e, esperançosamente, está na fase de "colecionável". Então você compra, cuida bem dele, e quando você sentir a necessidade, você o vende para um colecionador (próximo cara) e consegue outro carro de situação semelhante.
esperadamente, já que era um supercarro, foi bem cuidado etc... mas isso é algo que você tem que descobrir. E você tem que mantê-lo (mas se é um carro que você ama, então isso não deve ser um problema), e ele faz questão de que ele faz uma enorme diferença na sua vida (e para isso... realmente depende; algumas pessoas ficarão impressionadas, outras não... se você está comprando o carro porque está desejando a atenção de todas as pessoas, não tenho certeza se você vai longe, mas se você acrescentar "se você fizer isso por mim, vou deixar você dirigir meu carro por um tempo" pode ser útil... então a posse de tal símbolo de status pode ser útil).
Agora... acho que a lista de "coisas boas que eu vi" pode ser mais valiosa que o resto (porque eu aprendo pelo exemplo), e eu não tenho idéia de como você "venderia isso" para uma empresa financeira (claro, você pode conseguir um empréstimo por $50k em um carro F1 que vale mais de $50k como um empréstimo de carro usado, mas você não vai ter escrito que ele será vendido por $40k em 5 anos - se houver uma maneira, vamos falar sobre isso nos comentários). Como exemplo... um Pantera pode não ser a chávena de chá de todos, mas é distinto de uma forma que a Honda média não é, e eu acho que eles estão bem no "lado plano" da depreciação. Eu adoraria ter um desses...
Então novamente, para a minha linha de trabalho, o supercarro não me dá muito, então eu tenho uma nova pickup Tacoma. Assim eu *conheço* a manutenção (ou falta dela) do dia zero... e uso o meu dinheiro louco na restauração de um kit de carro Modelo A (só para ter um bom carro).