A luz UV mata moldes e fungos?
Sim, mas não é um bom ajuste para esterilizar a maioria das coisas. Embora a luz UV seja eficaz como destruidora de moldes, fungos, bactérias e qualquer organismo vivo, ela não penetra muito bem.Se você está tentando matar esporos, tipicamente eles são mais resistentes aos raios UV também porque eles embalam firmemente seu DNA em feixes endurecidos que estão firmemente feridos até que as condições sejam adequadas para que eles cresçam.
Se você vai usar a luz UV para este fim, normalmente é melhor se você estiver usando UV de amplo espectro de alta intensidade durante um longo período de exposição. Isto funciona bem para coisas como armários de óculos de proteção ou capuzes fechados. O lado negativo disto é que é extremamente prejudicial também para os humanos. Pode causar queimaduras, danificar os seus olhos e aumentar as suas hipóteses de cancro de pele, por isso nunca se exponha a UV de alta potência.
A melhor maneira de lidar com fungos de qualquer tipo é o calor e a pressão. Um vaso de pressão de vapor a 15psi durante 90 minutos mata a maioria dos esporos e limpa praticamente tudo. No entanto, se você estiver tentando limpar superfícies que você não pode colocar em uma autoclave, então você pode usar um limpador específico para esporos como o Spor-Klenz. Este material é altamente tóxico, mas faz o trabalho. Eu costumava usar isto quando limpava laboratórios e salas em uma fábrica farmacêutica e posso dizer que é eficaz se você tiver a ventilação adequada e respiradores necessários para usá-lo.