Por que os dispositivos HDMI sem fio são tão grandes e não pequenos dongles como o Chromecast?
A principal diferença entre o HDMI sem fio e dispositivos de streaming, como o Chromecast, é que o HDMI sem fio envia o conteúdo da tela de um computador diretamente para uma HDTV. Isto é o espelhamento completo do desktop e é o que um cabo HDMI faz.
Chromecast e outros dispositivos de streaming, por outro lado, recebem mídia de uma fonte online como Youtube e Netflix ou um servidor de mídia local, que é então reproduzida na TV. O tamanho destes dispositivos reduziu drasticamente nos últimos anos porque os fabricantes de chips desenvolveram novos componentes que são especializados em realizar processos como a reprodução de vídeo que reduziram o tamanho e consumo de energia para quase nada. Isso é comparado a antes, quando um PC de tamanho normal era necessário.
Wireless HDMI leva mais potência computacional a ser realizada, porque o lado emissor tem que codificar os quadros com rapidez suficiente em tempo real para enviar os dados suavemente através de uma conexão sem fio. Quando mais dados estão sendo transmitidos em tempo real, o componente sem fio precisa ser escalado de forma semelhante. Isso requer antenas maiores e componentes mais poderosos como CPU e RAM.
Normalmente, as soluções HDMI sem fio requerem dois dispositivos: um conectado à fonte (seu computador) e um receptor (que é exibido para sua TV/projetor). Isso é bom o suficiente, mas, como sua pergunta sugere, o tamanho desses dispositivos é geralmente maior e ocupa espaço em uma mesa de conferência.
Existem dispositivos mais novos saindo que são algo entre o Chromecast e o HDMI sem fio. Por exemplo, o Airtame pode espelhar telas de computador usando uma conexão WiFi. O que diferencia o Airtame de outras soluções HDMI sem fio é que o Airtame é do tamanho de um Chromecast e só precisa ser conectado à extremidade receptora (TV ou projetor). Então, tudo o que você precisa é de um aplicativo no seu dispositivo de origem para compartilhar o conteúdo para a TV. A razão pela qual isto é possível agora é devido aos novos componentes de hardware que estão disponíveis dentro de novos computadores que aceleram o processo de codificação para poder ter streams em tempo real, de baixa latência. Para não mencionar a adopção cada vez mais generalizada do 802.11ac, que melhora muito a produtividade da moderna infra-estrutura WiFi.
É preciso dizer que, ao contrário de um cabo HDMI, todas as soluções HDMI sem fios incluem alguma latência, uma vez que é necessário comprimir os dados enviados através de ligações sem fios, ao contrário dos cabos HDMI, que podem enviar dados não comprimidos entre a fonte e o receptor, e com essa compressão, espera-se uma perda de qualidade.
Artigos semelhantes
- Se temos dongles que podem converter qualquer tipo de porta para USB, por que existem tantas portas diferentes?
- Como criar descodificadores grandes usando um número de codecs mais pequenos
- Posso ligar o PS4 ao Portátil usando HDMI (PS4) e VGA (Portátil)- Adaptador HDMI para VGA?
- O HDMI 2.1 funciona com portas HDMI 2.0 na TV?