Os telefones Android têm identificação facial?
Sim e não. Android tem um método de desbloqueio de reconhecimento facial há muito tempo, desde o Android Jellybean, que foi lançado no final de 2012. Eu não tenho certeza se o recurso de reconhecimento facial lançado com a primeira versão do Jellybean ou se ele foi adicionado a variantes posteriores dele, mas de qualquer forma, eu me lembro de possuir um tablet Jellybean naquela época e mexer com o recurso de desbloqueio facial, então desisti quando percebi o quão ruim era minha câmera frontal.No entanto, apesar do Android ter esse recurso, ele não é nada comparado ao que o ID Facial da Apple faz. O ID Facial da Apple usa câmeras e scanners especiais para obter uma imagem 3D do seu rosto, e usa isso para desbloquear o telefone. Isto torna-o mais rápido e seguro do que o equivalente ao Android, que só utiliza uma imagem do seu rosto a partir da câmara frontal do seu telemóvel e, como tal, é muito mais fácil de desbloquear com a edição de fotos e outras técnicas (Exemplo). E embora a identificação facial no iPhone não seja perfeita, é muito melhor do que qualquer das experiências que tive com o reconhecimento facial do Android, que terminava sempre comigo a olhar para o meu aparelho durante 30 segundos, depois a desistir e a introduzir a minha palavra-passe.
O mais próximo que qualquer aparelho Android chega de ter uma identificação facial desbloqueada semelhante à da Apple é o scanner Iris em muitos telemóveis Samsung. Infelizmente, embora o scanner Iris funcione melhor que o antigo sistema de reconhecimento facial, ele ainda não bate a velocidade e consistência do ID facial que eu vi nos iPhones. Actualmente tenho um Samsung Galaxy S9, e embora tenha o Iris Scanner activado, normalmente prefiro usar o scanner de impressões digitais, que é mais rápido e muito mais fiável.
Interessantemente, parece que o Google pode estar a procurar introduzir um novo sistema de reconhecimento facial no Android Q, a próxima versão mais recente do Android. Embora o Google ainda não o tenha anunciado, "mergulhadores de código" encontraram evidências de novas funcionalidades a serem colocadas tanto no Google App como no próprio Android Q que se relacionam com um novo sistema semelhante ao Face ID. Fonte: O Google está a fazer um verdadeiro rival ao ID de rosto da Apple. Não estou tão certo de que mesmo esta funcionalidade seja tão confiável quanto o Face ID, porque o Google quase certamente não será capaz de fazer uso de scanners especiais como o Face ID, devido à grande variedade de telefones Android que não terão esses scanners instalados. Mas quem sabe, talvez o Google esteja a trabalhar com um algoritmo avançado que não precise de hardware especial, ou talvez o Google disponibilize a funcionalidade apenas para futuros telefones onde os fabricantes tenham optado por instalar o hardware para essa funcionalidade. Acho que vamos ter de esperar e ver.
Artigos semelhantes
- O Google Pixel 3 tem identificação facial?
- Os auscultadores são reconhecidos como dispositivos USB nos telefones? Eles têm identificação de fornecedores e produtos?
- A Apple fornecerá opções de identificação por toque e rosto em seus futuros telefones?
- Nos Estados Unidos, quando os telefones exibem a cidade para identificação de chamadas, e quando eles apenas exibem o estado?