Casa > C > Como É Que Um Smartphone Deixa De Carregar Automaticamente? (Não Diga Porque A Bateria Está Cheia)

Como é que um smartphone deixa de carregar automaticamente? (não diga porque a bateria está cheia)

Smart telefones são chamados de "inteligentes" por muitas razões. Eles têm a bordo computadores que executam muitas funções. Uma delas é monitorar a bateria e ver que ela não sobrecarrega.

Explicação mais longa: Vamos usar um exemplo do mundo real com o qual uma bateria pode ser comparada (pelo menos para este propósito): o tanque de gasolina de um carro. Os carros têm tanques de gás de tamanhos diferentes, assim como as baterias têm capacidades de tamanhos diferentes. Para os tanques de gasolina medimos as coisas em galões. Para as baterias, medimos as coisas em volts. Por exemplo, meu carro tem um tanque de gasolina que contém 12 galões de gasolina, e eu tenho na minha frente uma bateria AAA recarregável que contém 1,5 volts.

Quando enchemos o tanque de gasolina, há um dispositivo no bocal que se desliga automaticamente quando o tanque está cheio. Isto evita o enchimento excessivo. Da mesma forma, o meu recarregador tem um dispositivo electrónico que mede quando a minha bateria AAA está totalmente carregada a 1,5 volts e pára automaticamente de carregá-la quando chega a esse ponto. (Há também mecanismos no carro que medem a quantidade de gasolina que me resta, assim como há mecanismos em muitos dispositivos - como os smart phones - que medem a vida útil da bateria, mas isso não é importante para essa questão.)

Então, assim como meu recarregador de bateria AAA ou o bico no posto de gasolina, os smart phones têm dispositivos eletrônicos para evitar que a bateria fique sobrecarregada. Eles monitoram o carregamento e não permitem que ele ultrapasse 100%.

No caso de um iPhone (que suporta cerca de 3,6 volts, dependendo do modelo), ele é ainda mais inteligente. Se você estiver usando o carregador que veio com o telefone, ele irá carregar rapidamente até cerca de 80%, então ele carrega lentamente até 100%. Na verdade, ele nunca chega aos 100% para evitar que ele carregue em excesso. O que acontece é que ele faz a diferença, com o carregamento apenas a funcionar e desligado, mantendo-o entre 99% e perto o suficiente para 100% do que ele faz' não faz a diferença. (Dizem-me que a Samsung e outros fabricantes fazem algo semelhante, mas eu não tenho experiência directa com eles.)

Bónus: Esse mesmo circuito também evita que a bateria se esgote completamente. Um iPhone desliga-se bem antes que a bateria se tenha esgotado completamente, preservando assim a sua vida útil - e deixando carga suficiente para mostrar brevemente o símbolo de bateria esgotada no ecrã para lhe dizer que precisa de ser ligada antes de a poder utilizar novamente.

De Krenek

O que é a revisão do Realme Narzo 20 Pro? :: O que você acha de Huawei?