Qual é a parte mais difícil de um mix de marketing?
Todas as partes do marketing mix são difíceis - Marketing só parece fácil se você estiver fazendo errado...
Eu diria, em geral, que as partes do marketing mix que estão totalmente em seu controle, Produto, e (a parte de saída de) Promoção, são um pouco mais fáceis, por causa do grau de controle que você tem. Pelo menos você pode orientar as atividades envolvidas. Não tanto com o Preço, particularmente o preço para o Consumidor se o seu produto for vendido a ele pelo seu Cliente. Nesse caso, tudo o que você pode fazer é "sugerir" um preço, ou tentar influenciá-lo de outras formas, tais como alavancar o seu conhecimento das suas expectativas de margem típicas na sua categoria, a fim de "recalcular" o custo da sua Aquisição (ou seja, o seu preço de venda para eles) para que o produto acabe no preço que você está visando para o consumidor.
Então, se "falta de controle" é uma indicação chave do grau de dificuldade, então Place (distribuição) é o seu poster criança (pelo menos de um ponto de vista de varejo). Os retalhistas controlam as prateleiras, exigindo o preço que desejarem, sob a forma de "taxas de colocação" ou "taxas de listagem" para a "permissão" de acesso a um pequeno pedaço do seu espaço na prateleira (note que, posteriormente, é da responsabilidade do fornecedor trabalhar com as lojas individuais para realmente obter o seu produto na prateleira). Se eles não querem o seu produto, ou preferem algo novo do seu concorrente, você está sem sorte. Sem espaço para o seu produto nessas prateleiras, sem vendas para você nessas lojas, receita zero nesses produtos naquele varejista. Nenhum outro elemento do mix de marketing é tão definitivo.
Artigos semelhantes
- Qual dos 4Ps (em termos de marketing mix) se encaixa na marca?
- O que é o marketing mix e seus componentes?
- Quais são os pontos fortes e fracos do marketing de mídia social, blogs, rich media, e-mail marketing, SEO e publicidade online?
- Como é que a Compatibilidade das PS5 ao contrário não está a corresponder à da Xbox. Isto faz parte de um esquema de marketing?