Porque é que o Guinness tem um sabor tão achatado em comparação com outras cervejas?
P>P>Trata-se de sabor plano porque, de certa forma, é plano.
Como outros já mencionaram, a diferença chave está no gás utilizado para dar à cerveja as suas bolhas.
A cerveja tradicional utiliza apenas o gás criado no processo de fermentação: nomeadamente, dióxido de carbono, ou CO2. (Como um aparte: a maioria das cervejas comerciais adiciona artificialmente CO2 ao engarrafar/canalizar o produto final, em vez de usar apenas o que a levedura produz.)
But Guinness e outras cervejas "nitro" usam uma mistura de CO2 e nitrogênio gasoso, ou N2. Isto é feito por uma série de razões, mas a sensação de boca cremosa aqui mencionada é a mais comumente citada. Isto acontece porque as bolhas de N2 à medida que saem da solução tendem a ser muito menores do que as bolhas de CO2, por isso obtém-se uma textura mais espumosa que não parece tão gasosa.
Outra razão tem a ver com o perfil do sabor real. O CO2, embora dissolvido em água, também tende a formar ácido carbônico. Como os ácidos geralmente se registram como azedos no sabor, isso é responsável pela característica "mordida" dos líquidos carbonatados, razão pela qual qualquer bebida que tenha ficado sem sabor - as receitas foram formuladas para incluir uma quantidade de acidez que desaparece quando o CO2 sai da solução e borbulha. Para a fabricação do Guinness, sem dúvida os cervejeiros pensam que essa acidez é menos bem-vinda numa cerveja que supostamente enfatiza a doçura rica dos maltes torrados.
Mas eu, por exemplo, estou com você. Eu não gosto muito de cervejas nitro...porque elas têm um sabor plano para mim, em todo o caso. E como têm menos CO2 do que as não-nitro, pode-se dizer que são...