Será que os relógios inteligentes substituirão os relógios analógicos?
Relógios inteligentes provavelmente não irão substituir os relógios analógicos porque os primeiros são um produto de proeza técnica enquanto os segundos continuam a ser um produto de proeza industrial, design ou artesanato.
Relógios analógicos tornaram-se obsoletos ao perderem a sua especialidade técnica entre 1947 e 1990. Eles existem agora puramente como bens de "luxo" (em oposição aos bens necessários) e não estou convencido de que os relógios inteligentes sejam uma ameaça.
Em 1947, o transistor foi inventado. Antes disso, a relojoaria tinha sido impulsionada pela necessidade de miniaturizar as grearworks computacionais dos relógios mecânicos. Com o transistor, a indústria focou-se na miniaturização do hardware computacional.
Em 1990, foi lançada no mercado a primeira interface analógica de pulso para um relógio atômico ultra-preciso, o Mega 1 de Junghans. O Mega 1 foi um marco porque pela primeira vez mudou o foco do hardware, para sofware e conectividade: a função do relógio's era exibir o sinal de hora que ele receberia a cada 24 horas. Todo o trabalho pesado foi realizado por um relógio atómico ultra-acurado financiado pelo governo.
o Mega 1 era uma forma primitiva de dispositivo conectado, e baseado em Moores' lei a densidade computacional podia ser duplicada a cada dois anos... o que nos leva a relógios inteligentes.
Então, à luz do exposto acima, acredito que os relógios inteligentes acabarão por substituir os relógios digitais, controlados por rádio ou receptores de GPS, porque pertencem à mesma especialidade tecnológica.
Relógios analógicos, como bens de luxo (em oposição aos bens de necessidade) tornaram-se mostruários das outras três especialidades:
>ul>li>Protecção industrial (ex. Timex, Rolex, Swatch)li>Design (ex. Cartier, Bvlgari, Michael Kors)li>Crafstmanship (ex.g. Vacheron Constantin, François-Paul Journe, Philippe Dufour)Nota ao leitor:
Eu escrevo principalmente sobre a indústria relojoeira, então se você gostou de ler esta resposta e gostaria de saber mais sobre o assunto, por favor, atualize e siga-me no Quora, Twitter ou LinkedIn.
Se você está procurando informações acionáveis sobre como gerenciar uma marca de relógio, eu o convido a: postar uma pergunta aqui no Quora e solicitar minha resposta; ou me contatar diretamente.
Eu era Chefe de Design da Longines Watch Company e agora dirijo a agência Woodshores, onde trabalho com pequenas, médias e grandes empresas relojoeiras sobre sua estratégia, branding e gestão de portfólio.
Artigos semelhantes
- Porque é que o ponteiro das horas não salta nos relógios analógicos? Por que não passa de 1 para 2?
- Como é que os relógios digitais são melhores que os analógicos?
- Você acha que serviços de streaming de jogos como Stadia alguma vez substituirão possuir um PC ou console?
- Os relógios de pulso tradicionais serão esquecidos com o alto uso de relógios inteligentes?