O que são trabalhos freelance? Como se tornar um freelancer?
O que é preciso entender antes de mais nada é que freelancer não é mais do que uma forma de fazer as coisas. Não é algo que se faz, mas sim a forma como se faz algo que se conhece.Então, o pré-requisito é saber algo que é de valor. Em outras palavras, você precisa ter alguma habilidade que as pessoas vão querer comprar de você ou alguma habilidade que você possa servir as pessoas com.
P>Passo 1: Que habilidades você tem a oferecer
O primeiro passo é se perguntar que habilidades específicas você possui e que serviços você pode oferecer.
Ser habilidoso na jardinagem ou manutenção de chaminés de cozinha não será de muita ajuda, pois neste contexto estamos falando de serviços que podem ser entregues online. Então precisamos de procurar competências que sejam amigáveis com a Internet.
Isso significa que você precisa de ser um técnico? Certamente que não. Tome um momento para pensar quais são os seus pontos fortes, e muitas dessas habilidades podem se qualificar para o propósito.
Por exemplo, você pode ser um feiticeiro na escrita criativa. A Internet está inundada de oportunidades para os escritores. Há tantos sites que estão constantemente à procura de bons escritores, e você pode se encaixar bem.
Se você é minucioso com sotaque americano, britânico ou australiano, você pode assumir trabalhos de transcrição, que, novamente, estão disponíveis em abundância.
Se suas habilidades em inglês são soberbas, então você pode trabalhar como artista de voice over para vídeos de animação e anúncios promocionais. Os vídeos de animação e anúncios que você vê na Internet são feitos por especialistas em gráficos e animação, mas para fazer os personagens falarem eles precisam de voz humana. É aqui que você se encaixa. As habilidades de fala neste tipo ou trabalho, claro, levam em conta modulação de voz, pronúncia, clareza de voz, sotaque neutro, etc.
Se você aprendeu uma língua estrangeira, então você pode aceitar trabalhos de tradução. Além disso, há muitas empresas que procuram apoio ao cliente em francês, alemão, espanhol ou qualquer outra língua nativa do lugar, onde você pode se encaixar.
Os tipos de serviços discutidos acima não exigem que você seja um especialista em informática. Tudo que você precisa fazer no computador são coisas simples como enviar e-mails, carregar anexos, enviar arquivos de áudio, etc. É claro que você precisa saber coisas básicas como se comunicar pelo Skype, pois essa é a ferramenta em que você provavelmente será entrevistado para ser selecionado para um trabalho, em primeiro lugar.
Se nenhum dos assuntos acima lhe interessa, pergunte a si mesmo se você ama o seu computador. Quantas horas em um dia você passa com o seu computador? Quem abre o computador uma vez por semana durante algumas horas não deve sonhar em ter sucesso no freelancing online.
P>Passo 2 : Conhecimentos básicos de informática ou formação em TI
Se tem conhecimentos de informática então tem uma miríade de opções em aberto. Agora aqui novamente há uma questão que você precisa colocar - você aprendeu web design, programação de software, animação gráfica? Você está treinado em algum desses campos? Se a sua resposta é afirmativa, então você deve ir para o tipo de trabalho apropriado de acordo com a sua especialização. Se você pertence a esta categoria então você é o melhor do lote e tem as maiores perspectivas.
E se a sua resposta foi negativa à pergunta acima? Não se preocupe, há milhões de pessoas como você que são freelancers muito bem sucedidos e conseguem um trabalho regular. Todas aquelas tarefas que podem ser feitas no computador, mas que não requerem habilidades de codificação, são as que são adequadas para você. Como há muita competição nesta zona, você precisa ser paciente e firme para ter sucesso.
A partir do momento em que um cliente o inscreve, conquiste-o. Tenha um desempenho tão bom que sempre que no futuro ele precisar de algo feito ele venha até você como a primeira escolha. As tarefas nesta zona podem incluir coisas simples como a entrada de dados, scraping na web, trabalho baseado em MS Word ou Excel, suporte a chat ao vivo, e uma variedade de outras tarefas que podem ser realizadas online.
Então, se o trabalho freelance lhe interessar, registre-se hoje em qualquer um dos melhores sites de trabalho , e comece a licitar. Como um iniciante, o seu foco deve ser a construção de um perfil respeitável. Em outras palavras, obter um bom feedback deve ter prioridade sobre qualquer outra coisa na fase formativa da sua carreira como freelancer.
Experiência conta no mundo virtual do freelancer, tal como no mundo real. Pode levar algum tempo para você ganhar o seu primeiro projeto, mas não deixe que isso amorteça o seu espírito. Faça um currículo impressionante, e continue a licitar em projetos. Ao mesmo tempo, continue a observar os perfis de outros freelancers que são bem sucedidos. Isto não só o motivará e inspirará, mas também lhe oferecerá muitas coisas para aprender e eventualmente assimilar no seu próprio perfil.
P>Etapa 3 : Estabeleça o seu perfil
Se você for claro nestas duas etapas, então você está pronto para ir. Agora inscreva-se em uma popular plataforma freelance e configure seu perfil. Isto inclui colocar o seu currículo e seguir as regras e regulamentos. Realce seus pontos positivos no seu perfil, mas não se esqueça de ser honesto. Tenha em mente que um site freelancing genuíno permitirá que você configure seu perfil sem cobrar nenhuma taxa. Um site que te faz pagar mesmo antes de teres ganho alguma coisa não é certamente do tipo certo!
P>Passo 4: Começa a licitar empregos
Agora que o teu perfil esteja definido, é hora de começar a publicar candidaturas. Em outras palavras, agora você estará fazendo lances em empregos. Observe o quadro de empregos sendo postado e candidate-se para os que você acha que pode fazer. Para ter uma ideia sobre o ponto de preços veja os padrões de outros licitantes no mesmo emprego. Isso dar-lhe-á uma ideia do preço a definir para um emprego. Mantenha as suas candidaturas breves e directas. A chave aqui é pensar da perspectiva do empregador.
É assim que você faz freelancer online. Desejo-lhe uma boa licitação! Partilhe as suas experiências nos comentários.