Porque é que o GPS civil tem limites de velocidade?
Quando recebi o meu primeiro GPS de aviação portátil (um Garmin GPSMAP-295), a Garmin vendia GPSes de navegação terrestre, um GPS marine-nav quase idêntico pelo dobro do preço, e um GPS de aviação quase idêntico pelo triplo do preço. O GPS terrestre-nav fecharia se você tentasse ir mais de 99mph. O da aviação não o faria. É claro que ninguém que eu conheça conseguiu tentar algo acima dos limites do CoCom.Ok, para ser justo, o limite de velocidade não era a única diferença entre o de navegação terrestre e o de aviação. O da aviação tinha muito mais armazenamento interno, porque armazenava uma base de dados mundial de aeroportos e waypoints de aviação, e também tinha um sensor barométrico e de temperatura para tentar tornar a leitura da altitude mais precisa (porque a altitude do GPS é terrível devido à geometria envolvida).
Pessoas que voaram ultraleves e outros aviões lentos tentaram muitas vezes usar os GPSes terra-nav mais baratos, usando algo como o meu site navaid.com Main Page para gerar waypoints que pudessem carregar para a memória limitada.
Eventualmente, Garmin removeu o limite de velocidade de 99mph. Isso pode ter sido apenas nos que usavam um chip serial em vez de um chip paralelo para processar os sinais do satélite.
Artigos semelhantes
- Porque é que algumas classificações de resistência à água têm limites de tempo?
- A velocidade do meu modem irá afectar a velocidade do meu router e a velocidade do WiFi?
- Porque é que os limites do grilo feminino são mais pequenos do que os do masculino?
- Porque é que os vulcões activos e as cadeias de montanhas estão localizados ao longo dos limites das placas?