Posso fazer jogos usando o Matlab?
A resposta curta é Sim (com uma condição), mas primeiro você precisa saber seus prós e contras:
PROS: Modern MATLAB fornece uma linguagem de script em tamanho real, com suporte a gráficos 2D decentes. Sua forte capacidade matemática é facilmente acessível através de código simples e altamente vetorizado. Ele também tem um bom sistema de GUI que pode vir muito útil no desenvolvimento de jogos.
CONS: It's SLOW. Embora o MATLAB tenha visto melhorias significativas na última década, ele ainda não é rápido o suficiente para jogos sérios, especialmente um com cenas 3D extensas.
A minha conclusão é que, após uma década escrevendo programas MATLAB e meia década explorando a possibilidade de desenvolvimento de jogos no MATLAB, o MATLAB em PC moderno é mais ou menos tão poderoso quanto um Super NES. Se o que você tem em mente é um jogo 2D baseado em sprite de 16 bits, então o MATLAB seria bom o suficiente.
Desenvolver jogos no MATLAB provavelmente não é uma experiência tão suave como com outras ferramentas. Primeiro de tudo, ninguém faz isso exceto por uma parcela muito pequena de pessoas que aparentemente têm muito tempo a perder. A sério, I'já vi comunidades de desenvolvimento de jogos muito maiores para Powerpoint e Excel! Em segundo lugar, seu suporte direto para o desenvolvimento de jogos é quase nada. Você tem que realmente SABER MATLAB: Você tem que saber como otimizar e vetorizar ao máximo seu código; como manipular corretamente a imagem e outros objetos gráficos (que representam os sprites do jogo); como lidar com a entrada de teclado e mouse... e o mais importante, como juntar todas essas peças e fazê-las todas funcionarem em sincronia.
Se você ainda estiver interessado, por favor dê uma olhada em algumas de minhas criações. Elas podem ser baixadas em
Mingjing Zhang - MATLAB Central
Stellaria
Esta é a minha primeira chance no jogo MATLAB. Eu inventei a maioria dos meus truques no processo de desenvolvimento deste jogo. O que eu tinha em mente ao desenhar este jogo era algo como um jogo do inferno de balas estilo Touhou, mas mais tarde descobri que o jogo começa a ficar significativamente atrasado com mais de 100 objetos gráficos na tela. Então isto é o melhor que posso fazer:
<
Super Mario Bros Demo
Uma réplica quase perfeita de uma versão pacífica da fase 1-1 do Super Mario Bros. Mario é totalmente controlável. Funciona em 60 quadros/segundo.
>br>Wolfenstein 3D para MATLAB
Uma demonstração do motor de fundição de raios que implementei em MATLAB puro. Apresentando animação pseudo-3D suave a 60 FPS, com um ambiente interativo. Eu tive que renomeá-lo para Operação Eigenfaust, depois de notificado pela Mathworks, para que não houvesse'seria nenhuma referência nazista.
>br>Flappy Bird
Por mais que eu não pudesse entender como este jogo se tornou uma moda, ele ainda é uma boa prática dos desenvolvedores de jogos. Eu aperfeiçoei todos os parâmetros relacionados à física para ter certeza que ele joga exatamente como o jogo original.
<