Teclados de computador: O que faz do Dvorak um layout melhor que o QWERTY?
Q: O que faz do Dvorak um layout melhor que QWERTY?
Hype.
p>A alegação é que foi cientificamente projetado para distribuir uniformemente a carga de trabalho entre os dedos dos datilógrafos. E assim foi. A dificuldade é que, assim como o layout Sholes (QWERTY), ao contrário dos mitos do contrário, embora haja poucas dúvidas de que entre os dois, Dvorak's foi a abordagem mais metódica e científica.
Dvorak, no entanto, fez algumas afirmações bastante selvagens sobre o seu teclado. Houve vários estudos para testá-los, incluindo um da Marinha dos EUA, e eles descobriram que Dvorak não oferece nenhuma melhoria significativa sobre Sholes no que diz respeito à velocidade, e que o fator determinante é o treinamento e o esforço. Esta conclusão é fortemente apoiada pelos recordes mundiais de velocidade de digitação, que durante décadas saltaram de um lado para o outro entre usuários de layouts variados.
Pelo menos um estudo científico rigoroso (no final dos anos 70) também descobriu que datilógrafos profissionais raramente excedem 35 palavras por minuto no trabalho, não importando como eles fazem nos exercícios de velocidade, sugerindo que a questão é funcionalmente discutível.
Muitos afirmam que Dvorak alivia a dor nas mãos, mas a dor é subjetiva e eu não vi nenhum estudo válido apoiando isso. Eu suspeito que essas afirmações são melhor explicadas pelo Efeito Hawthorn e o que é chamado de "viés de apoio à escolha"
O Efeito Hawthorn foi descoberto durante estudos de tempo e movimento em uma fábrica de automóveis em Hawthorn Michigan, durante os quais os pesquisadores descobriram que qualquer mudança que eles fizeram em uma linha de montagem melhorou o desempenho do trabalhador. Melhora a iluminação, o desempenho aumenta. Restaure a iluminação como era, o desempenho sobe mais. Esse tipo de coisa. No final, eles perceberam que os trabalhadores estavam simplesmente trabalhando mais, porque estavam sendo observados e estavam sendo levados a pensar na eficiência do trabalho, e nenhuma das mudanças tinha feito nenhuma diferença real.
"Preferência de suporte de escolha" é o que todos nós experimentamos depois de pagar muito por algo - ou simplesmente investir muito dinheiro, tempo ou esforço. Estamos então psicologicamente motivados a justificar o sacrifício para nós mesmos através de uma "avaliação superior" da nossa opinião sobre o valor derivado. Isto está intimamente relacionado à "dissonância cognitiva", o fenômeno pelo qual os membros do culto, quando mostram que seu líder os traiu, dobram sua crença para evitar admitir a si mesmos que foram enganados.
Estudos ergonômicos nos dizem que as lesões por movimentos repetitivos são melhor prevenidas por meio de postura, configuração da estação de trabalho e hábitos de trabalho adequados. Qualquer pessoa que tenha experimentado a síndrome do túnel do carpelo (eu tenho) está altamente motivada a tentar tudo e qualquer coisa para obter alívio, e é pouco provável que teste metodicamente uma variável de cada vez com calma e desapaixonamento científico.
Então...as pessoas que passam pelo não desprezível problema de se reciclarem para escrever num teclado Dvorak estão fortemente motivadas a dar-lhe crédito pela sua melhoria.
Pessoalmente, fiquei preso ao Sholes mas mudei para dois teclados e ratos ergonómicos diferentes, dispostos em duas estações de trabalho diferentes, entre as quais alternei, até que os meus sintomas sejam resolvidos. Nas duas décadas seguintes, eu usei alguns teclados bastante ruins - mas mantive a alternância entre várias estações de trabalho ergonomicamente saudáveis. Assim, para mim, enquanto Dvorak pode ser melhor em teoria, como a Marinha dos EUA, eu simplesmente não posso justificar a reciclagem e os problemas contínuos necessários para usá-lo.
Você gosta da minha digitação aqui, você pode gostar do meu amostrador scifi gratuito premiado.
Artigos semelhantes
- Porque é que os teclados QWERTY não se tornaram obsoletos e/ou não foram substituídos por teclados Dvorak?
- Porque é que os teclados dos smartphones ainda se colam ao layout qwerty?
- Porque é que nos teclados de ecrã normalmente se usam teclados ABC vs. QWERTY?
- Existe uma vantagem ergonómica/cognitiva para os cegos usarem teclados braille em vez dos teclados QWERTY?