Quanto tempo demoraria a recuperar da perda de quase 2 litros de sangue?
Eu próprio estou à procura da resposta para isto. Há cinco meses, sofri de uma grave hemorragia pós-parto tardia. Perdi cerca de 2,5 litros de sangue ao longo de cerca de uma hora, perdi a consciência duas vezes e a minha pressão arterial caiu enquanto estava a ser apressado para a cirurgia. Felizmente, a hemorragia foi 6 semanas após o parto, então provavelmente eu estava de volta ao meu volume normal de sangue - se não completamente recuperado de outras formas - antes do início da hemorragia.Então, a curto prazo, meu cirurgião me disse para descansar e NÃO FAZER O NENHUMA OPERAÇÃO. ABSOLUTAMENTE NADA. E não levantar mais de 10 libras até que me dêem instruções em contrário. Deram-me transfusões de plasma e sangue tanto nas Urgências como no dia seguinte. Foram as duas primeiras semanas, depois das quais fui avisado para nem pensar em fazer exercício durante algum tempo. O regime era descansar, tomar muitas vitaminas e uma tonelada de ferro para a anemia, ficar hidratada, e continuar descansando. Outras duas semanas se passaram, e me disseram que eu poderia começar a acrescentar atividades físicas leves como limpar a casa e brincar com as crianças.
Não me deixariam voltar ao trabalho por mais de três meses. É verdade, o trabalho para o qual eu queria voltar é de alta intensidade e pesado. Eu carrego caminhões por 5-7 horas todos os dias da semana de manhã, e velocidade é o nome do jogo. Ainda me senti drenado, mas empurrei para voltar ao trabalho porque, no passado, sempre me senti melhor quando me conseguia levantar e mexer e fazer muito exercício. Assim que a anemia foi resolvida, eles disseram que não havia mais nenhuma razão médica para eu não trabalhar, e me permitiram voltar. Mas, com a cautela de que eu deveria começar devagar. Umm... Eu trabalho para uma empresa que requer velocidade e eficiência, e nossa pequena equipe de carga tem que ser uma unidade eficaz até que todas as embalagens estejam em seus caminhões, e tudo deve ser feito antes que os motoristas estejam prontos para levá-las. Não há paragens antes de a carga estar pronta, e não há abrandamento. Então, simples, eu simplesmente não diminuí a velocidade.
Agora estou de volta ao trabalho há dois meses, e... nunca foi tão difícil de mover. Não se trata de recuperação do bebé - ela é a quarta, e eu sempre fui forte e atlética e capaz de me recondicionar rapidamente. Eu também sempre fui bastante saudável, e nada me afeta por muito tempo. Não sei o quanto do que está acontecendo agora está relacionado com a hemorragia ou complicações dela, mas é MUITO. Eu estou exausta. Não estou cansada, na verdade, mas sinto que meu corpo de repente se transformou em concreto. O meu açúcar no sangue está cronicamente baixo. Ao longo de várias semanas, uma queimadura estranha e formigueiro espalhou-se pela minha mão direita, eventualmente adormecendo-a, e depois para a esquerda, e agora para os meus pés. Tenho falta de ar e náuseas quase sempre, e começo cada dia com dores fortes no lado direito das minhas costas que desaparecem depois de uma ou duas refeições. Estou tonto, não consigo pensar direito e, muitas vezes, gaguejo ou calunio quando tento falar. Um exame de sangue recente mostra que minha tireóide, ferro, eletrólitos e outros parâmetros como estes são bons agora, apenas hipoglicemia e uma contagem de sangue ligeiramente elevada.
Esta é cinco meses fora. Eu fui de alguém que nunca iria ao médico, e quase perdi o barco ao ir para o hospital antes de morrer, para procurar desesperadamente todos os médicos da cidade para explicar o que está acontecendo. Para consertá-lo. Eu passei de andar de um lado para o outro, para carregar meus caminhões todas as manhãs, e depois andar por 3-5 horas por dia, para desejar desesperadamente que eu pudesse ficar sentado na minha cadeira. Estou a ponto de sentir que não posso fazer o trabalho que eu gostava muito e que era muito bom, e estou tendo que pensar em me demitir disso. Ainda estou à espera de mais testes e mais consultas médicas para descobrir o que se passa, mas não consigo pensar em nada, excepto no sangramento que poderia ter dado o pontapé de saída. Dado o nível de perda de sangue, é inteiramente possível que eu tenha algum nível de dano aos órgãos, ou que tenha beliscado os nervos porque estruturas deflacionadas que nunca foram feitas para isso. É ligeiramente possível que algo mais esteja causando tudo isso, e os primeiros meses de recuperação foram realmente suficientes para voltar ao normal. Eu realmente não sei.
Voltar à pergunta original... quanto tempo leva para recuperar? Oficialmente, apenas cerca de um mês para o seu sangue repovoar e anemia ou outros problemas imediatos a serem resolvidos, dar ou tirar um pouco com a transfusão. Mas se algo mais se danificou no processo, então todas as apostas estão feitas sobre quando uma recuperação completa e total pode acontecer.