Para que são usadas as redes em malha?
Rede Mesh é uma topologia relativamente ineficiente onde em vez de usar um hub e raios ou uma disposição em forma de estrela para reduzir o número de hops entre um nó servidor e um nó cliente, qualquer nó pode se conectar a qualquer outro nó.
Em equipamento Wi-Fi, extensores de alcance de malha são extensores de alcance que podem se comunicar entre si, esperançosamente não no(s) mesmo(s) canal(es) sendo usado(s) para backhaul do tráfego para o roteador anfitrião. Idealmente, quaisquer dois extensores de alcance de malha encontrariam um canal com o mínimo de interferência ao estabelecerem rede um com o outro. Alguns, mas longe de todos, suportam Roaming rápido para que os dispositivos clientes sejam realojados ao extensor com a maior força de sinal em um determinado local.
Muitos extensores de alcance tradicionais usam um único canal tanto para backhaul entre os dispositivos clientes e o roteador de origem quanto para gerenciamento de tráfego, reduzindo pela metade a taxa de transferência como resultado. Com vários extensores de alcance de malha, você precisaria garantir que todos pudessem usar vários canais não sobrepostos para evitar cortar a sua taxa de transferência. Além disso, os extensores de alcance repetem um sinal diminuído, o que significa que, ao encadeá-los, os sinais diminuídos de sinais diminuídos seriam repetidos. Como mostrado abaixo, a maior parte da atenuação ocorre no primeiro metro (3,28 pés) a partir da cadeia de rádio do ponto de acesso. Se um AP típico de 23-dBm (200-milliwatt) tem 40 dB de perda de caminho de espaço livre (não contabilizando sequer outras obstruções além do ar) no primeiro medidor, isto significa que um dispositivo cliente um medidor do AP está recebendo apenas 0,01% (0,019 mW) da potência de saída original. Quanto mais este sinal é repetido, mais baixa a modulação global precisa ser, e menor a taxa de transmissão em Mbps é.
Para contornar esta limitação, as topologias de malha oferecem conectividade de qualquer para qualquer (como no exemplo do Rajant Breadcrumb abaixo), em vez de backhaul ponto-a-ponto, esperançosamente com os nós negociando o caminho mais curto entre eles para cada segmento de rede. Com uma malha, pode-se também gerenciar a reciclagem de certos canais em uma configuração celular - exceto pelo fato de que, ao contrário das redes celulares com backhaul de fibra entre sites celulares, um backhaul de malha Wi-Fi sobre Wi-Fi. Isto aumenta o número de hops de rede, adicionando latência e um risco maior de tentativas de reentrada de pacotes.
Uma mesh pode funcionar razoavelmente bem para empresas, porque os rádios e antenas de banda de base são frequentemente discretos fisicamente, o que significa que o AP Wi-Fi tipicamente tem cabeamento de baixa perda rodando entre ele e uma antena separada em um mastro ou montagem. As antenas parabólicas ou antenas dual-polarizadas podem ser emparelhadas para manter ligações de linha de visão altamente coerentes. Obviamente, você não pode tentar isso em casa. Então, o que você acaba usando antenas omnidirecionais u.FL/IPEX dentro de uma pequena concha extensora, são nós escondidos, criando colisões onde os extensores não podem 'ouvir' um ao outro, mas ainda assim interferir nos canais um do outro. Quanto mais extensores de faixa de malha você adicionar sem usar antenas direcionais para gerenciar a interferência, mais nós escondidos você acabará tendo, o que significa que você pode experimentar retornos decrescentes à medida que você adiciona mais extensores de grau de consumo a uma rede interna.
Artigos semelhantes
- O que é uma caixa de engrenagens de malha sincrônica e como ela é diferente de uma caixa de engrenagens de malha constante?
- Como são feitas as avaliações de desempenho no Google? Para que são usadas?
- Quais serão as frequências para 5G e que antenas são usadas no celular para 5G?
- Que câmaras são usadas para os jogos de futebol?