Os cartões eSim tornarão possível ser anexados a duas ou mais operadoras de celular sem carregar dois telefones separados no futuro?
Tecnicamente isso é completamente possível.
P>P>Pelos cartões SIM Chip normais, uma operadora poderia fornecer serviço a um SIM específico (com um determinado número de série) e, outra operadora poderia fornecer serviço a esse mesmo SIM também.
O facto de eles (empresas de telemóveis / operadoras) não o fazerem é na sua maioria uma decisão comercial e empresarial, não devido a uma ou mais limitações técnicas.
Se as operadoras quisessem, elas poderiam configurar seus sistemas para fornecer serviço a SIMs que não são estritamente "seus", tendo em efeito um SIM podendo operar em duas redes que são locais para essas redes ao mesmo tempo.
Agora, do lado do telefone, existem problemas a serem resolvidos: Se ambas as redes operam nas mesmas frequências ou nas mesmas bandas; qual a rede que teria prioridade sobre a outra? Quem seleciona a prioridade? O(s) sistema(s) ou o usuário? Se uma chamada entra enquanto está "ativa" na outra rede: O que fazer?
As mesmas situações que descrevo acima, podem potencialmente acontecer com os eSIM's também.
Então, ainda há coisas a resolver, mas novamente, na minha opinião pessoal, há mais limitações comerciais do que técnicas ou tecnológicas.
Uma "rede" que está praticamente fazendo isso (um SIM, várias redes) é o Projeto Fi do Google Embora isso possa não ser exatamente o motivo pelo qual você precisa, é um exemplo de um SIM ser capaz de entrar em uma das várias redes, ao invés de estar ativo e entrar no servidor ao mesmo tempo.
Com um dos SIMs da Fi do Google você pode operar em uma das várias redes.
Isto é, se você estiver em um lugar servido por várias redes diferentes (como T-Mobile, Sprint, AT&T para citar algumas como exemplo), seu telefone irá selecionar um para usar por causa de certos critérios, certas condições de rede. Isto é completamente transparente para o utilizador. A propósito, o Projeto Fi também inclui a conexão e operação com redes WiFi, mas, isso é outra história ...
Artigos semelhantes
- Por que existem cartões SIM separados para iPhone e Android? O que há de diferente nos cartões que eles não podem usar o mesmo cartão?
- É possível duplicar a velocidade da Internet usando dois cartões SIM de dois provedores móveis?
- Num powerbank móvel, nota-se que tem duas portas e fornece duas saídas diferentes 5v/1A e 5v/2.1A? Será que a saída em duas portas será a mesma?
- Que operadoras de telefonia celular são mais baratas que a MetroPCS e permitem telefones desbloqueados?