Quais são as diferenças entre os FMs e os transmissores de rádio AM, de ondas curtas, médias e longas?
FM (modulação de frequência) e AM (modulação de amplitude) são formas de aplicar informações a um sinal de rádio 'simples' ou 'onda portadora' de qualquer frequência (uma palavra alternativa é comprimento de onda) em qualquer banda (administrativa) que você se importa em nomear. Existem padrões, portanto é de se esperar apenas que FM seja usado na banda 'FM' e AM na banda 'AM'. FM também é usado para CB de onda curta (11 metros) no Reino Unido e muitos dispositivos domésticos (baby- minders etc.) usam FM em VHF.
A grande diferença no sinal é que o nível, ou potência, de um sinal ou transmissão FM não varia com a modulação (o conteúdo dos dados). A informação é recuperada contando efetivamente as variações na onda à medida que a frequência muda.
Bambos os transmissores e receptores para FM diferem dos outros na medida em que não precisam ser 'lineares' em relação às frequências de rádio. Sinais fortes não são mais altos do que sinais fracos. Sinais fracos são ruidosos por causa da agitação na avaliação da sua causa de frequência pelo ruído recebido na mesma radiofrequência.