Steven Seagal é realmente um especialista em artes marciais?
Tl;dr - Sim.
Back no final dos anos 80 eu estava trabalhando como produtor associado na TV na série Tour of Duty, e tinha pouco tempo para treinar. Como um competidor de judô para a vida toda eu estava ficando louco. Todos os dias eu passava por um dojo de Aikido que não ficava a mais de 5 minutos de casa.
A maioria das pessoas sabe que há pouco cruzamento entre Judô e Aikido, além do fato de ambos terem lançamentos e precisarem de tapetes.
Eu liguei para o dojo e um cara pegou o telefone. Expliquei que eu era um concorrente sério e que estaria interessado em trocar com a escola, ensinaria judô em troca de aulas de aikido e um lugar para treinar.
O sensei disse para virmos ao dojo naquela noite e pudéssemos discutir isso.
Quando cheguei na escola, vi um homem magro e de cabelos compridos sentado num sofá baixo. Quando ele ficou de pé para me cumprimentar, ficou claro que ele era um cavalheiro magro, e extremamente TALL, por volta de 6′5″. Ele se apresentou como Steven Seagal.
Conversamos por um tempo, eu disse a ele que tinha estudado Tomiki Aikido com Karl Geis, mas me concentrei principalmente no judô (ele zombou do Tomiki como um estilo, escarnecendo dele como não sendo "aikido de verdade".)
Ele me disse para trazer um parceiro de treinamento e conhecê-lo no sábado de manhã. A conversa passou das artes marciais para o trabalho, e ele perguntou o que eu fazia, e eu lhe disse que eu era escritor e produtor associado no programa.
Ele acenou com a cabeça e disse: "Eu não sou ator ou escritor, nunca fiz nada assim antes, mas eu tenho um trato com a Warner Bros., meu nome acima do título para escrever e estrelar".
Fui pego de surpresa, tentei esconder meu ceticismo, acenei com a cabeça e o parabenizei, e fui embora. Duas coisas eu posso dizer de minhas observações de sua classe, seu aikido era excelente, e ao meu ouvido seu japonês (língua) era impecável. (Eu tinha passado um ano e meio treinando no Japão e podia falar um pouco, mas ele era fluente).
Naquele sábado, um amigo, Tony Lima, que tinha sido um membro da equipe de Judô de Portugal, e eu estava esperando para demonstrar para o Steven. Ele chegou um pouco atrasado, mas quando ele subiu de carro, ele subiu em um Rolls Royce. Virei-me para o Tony e perguntei: "Quem é este tipo?"
Existiam muito poucos professores de artes marciais fabulosamente ricos na América. Eu conhecia centenas de instrutores e se algum deles era rico, era do trabalho do dia deles, e não do dojo.
Steven nos trouxe para dentro e trabalhamos um pouco. Após cerca de meia hora, ele disse que já tinha visto o suficiente e nos convidou para ensinar judô em seu dojo. Tony e eu colocamos alguns panfletos e alguns anúncios gratuitos, mas no final eu não tive tempo para fazer funcionar.
Tony continuou por um tempo mais, mas eventualmente desistimos.
Saiu três meses depois Above The Law (Acima da Lei). O filme da Warner Bros tinha o nome de Steven Seagal acima do título, você poderia ter me derrubado com uma pena.
Como era, eu vi o filme, e não foi meio ruim: Seagal tinha uma qualidade estelar apropriada e chocante.
Eu nunca mais vi nem falei com ele desde então, mas pela minha observação - absolutamente um mestre de aikido.