Qual é o melhor jogo de mesa de artes marciais?
Não acredito que as pessoas tenham mencionado um dos seguintes:
Ninjas e Superespiões (Ninjas & Superespiões - Wikipedia)
Talvez seja apenas a minha nostalgia a falar, mas quanto aos RPGs temáticos das artes marciais, os Ninjas e Superespiões tinham uma das bibliotecas de artes marciais mais completas que já vi num RPG. Incluindo uma variedade de formas de arte marcial, desde o Ninjitsu, ao Aikido, ao Tae Kwon Do, bem como uma variedade de artes marciais de base mística, e técnicas de acompanhamento.
Admittedly, isto foi escrito no final dos anos 80, quando toda a gente estava pedrada em filmes de artes marciais, por isso, como resultado, é um pouco datado. Mas se você gosta de filmes de ação chineses e de Hong Kong, ou de filmes de ação com temas de espionagem, então este é o RPG para você. A única desvantagem deste jogo, é que sempre pareceu mais um suplemento aos outros jogos do Palladium, do que um jogo isolado do seu próprio.
Mas ei, qualquer jogo que combine ninjas místicos, comandos e super carros tem altos índices na minha biblioteca de jogos.
E para a minha segunda escolha:
Street Fighter, o jogo de contar histórias (Street Fighter: The Storytelling Game - Wikipedia)
">Sim, podes parar de rir agora, na verdade estou a falar a sério.
Este é um dos melhores usos que já vi para o sistema de jogo White Wolf, e apesar do universo alternativo em que está configurado, o sistema de artes marciais neste jogo é realmente muito interessante.
Mecanicamente, o jogo usa a mesma configuração de dados de todos os outros jogos de White Wolf (as pessoas que fizeram Vampiro: o Masquerade, Werewolf, etc), mas neste jogo, a maior diferença é que quando você está em uma luta, você escolhe sua manobra da sua lista de habilidades com antecedência, e a coloca em uma carta, virada para baixo. Depois o teu adversário faz o mesmo. A rodada começa e você vira as suas cartas. A razão para isto, é que certas jogadas têm bónus ou penalidades contra outras jogadas, ou resultará numa falha total (simplesmente fazer uma agachada ou uma manobra baixa resultará em pessoas a fazer um pontapé voador para falhar completamente).
YES o jogo tem os personagens e as jogadas do jogo de vídeo.
YES é fantástico poder ir HADOUKEN no meio de uma sessão de RPG.
Para campanhas curtas ou uma sessão fora do jogo, eu recomendo vivamente qualquer um destes jogos para pessoas que querem um jogo temático de artes marciais.