Quanto tempo dura a precipitação nuclear?
A principal fonte de precipitação nuclear é o uso de fissão na bomba. As bombas da II Guerra Mundial eram 100% de fissão, as modernas armas termonucleares são cerca de 50% de fissão (embora pudessem ser redesenhadas para produzir baixos rendimentos de fissão, com uma penalidade de desempenho), as "Ivan". (nome real do dispositivo de teste, apelidado de Tsar Bomba) foi apenas 2% de fissão - mostrando o que é possível com dispositivos termonucleares.A queda de fissão é uma mistura de mais de cem nuclídeos (isótopos diferentes de elementos diferentes) a maioria dos quais são radioativos com meia-vida de pequenas frações de um segundo a milhões de anos.
Os nuclídeos de vida curta liberam toda a sua energia de decaimento em pouco tempo, de modo que a intensidade inicial de queda é extremamente alta, mas inicialmente decresce rapidamente. Em geral a precipitação segue a "regra dos sete", começando uma hora após a explosão a intensidade da radiação cai por um fator de 10 quando se multiplica o tempo desde a explosão por sete. Assim 7 horas após a explosão a intensidade da radiação cai para 10%; 49 horas (frequentemente arredondadas para "dois dias") cai para 1%; após 343 horas (frequentemente arredondadas para "duas semanas") cai para 0,1%; após 14 semanas cai para 0,01% e assim por diante.
O curso de cada um destes intervalos é 7 vezes mais longo, portanto a quantidade total de radiação que você receberia se você permanecesse no campo de radiação continuamente, sem proteção é de magnitude semelhante (embora decrescente). O perigo agudo de radiação passa em questão de dias, mas a radiação residual dura anos. Do ponto de vista da saúde pública, esta radiação residual é importante porque pode exceder os padrões normais de segurança por muito tempo. Embora pelo menos 500 rems (5000 milSieverts) de exposição sejam necessários para ameaçar a vida, os trabalhadores da radiação são limitados a 5 rems (50 mSv) por ano, e o público em geral a 0,1 rem (1 mSv).
Reações de fusão não produzem o grande número de nuclídeos que a fissão produz, mas produz dois: trítio (hidrogênio-3) e carbono-14. Este último é produzido pela absorção de neutrões de fusão por átomos de azoto-14 no ar. Nenhum deles tem o risco de exposição externa à radiação de fissão devido à sua longa vida útil (12,3 anos para o trítio, 5730 anos para o C-14). Mas eles apresentam um risco de radiação genética, uma vez que o carbono e o trítio podem ser incorporados diretamente no DNA, e cada decaimento nesse local é garantido para causar danos genéticos.
Artigos semelhantes
- Por que eles lhe dizem para se abrigar por 14 dias durante uma explosão nuclear, quando a precipitação nuclear dura de 1 a 5 anos?
- Se uma bomba nuclear atingisse Los Angeles, até onde iria a precipitação radioactiva?
- O que fariam outros países se uma potência nuclear construísse uma bomba nuclear de 1 teraton?
- Quão fundo sob água doce teria um abrigo contra as consequências de uma guerra nuclear para estar a salvo das consequências de uma guerra nuclear?