O que há de errado com o Gen Z ser "demasiado sensível"?
Esse é o elefante na sala que a maioria das pessoas na sociedade de hoje se recusa a reconhecer. Em vez disso, a maioria (especialmente a maioria dos Gen Zers) se concentra em quão sensíveis os Millennials são. É um gato que chama o tipo de chaleira negra. Mas eu divago.P>Primeiro de tudo, cada geração é sensível à sua própria maneira, então eu não acho que o fato de o Gen Z ser sensível vem como um choque para mim. Gen Z (1997-2012) cresceu completamente imerso na cultura tecnológica, e isso fez com que eles fossem expostos a tantas visões diferentes ao clique de um botão.
Uma consequência (des)intencional disso é que eles vêem coisas que chocam e ofendem a pessoa comum, e se alguém não é maduro o suficiente para saber como responder adequadamente a tais estímulos visuais e sociais, então eles entram em modo de luta ou voo. Como eles não sabem como lutar, eles apenas voam. Sua maneira de fazer isso é na forma de se fazer de vítima, lamentando, reclamando e sendo, no geral, sensíveis demais. Esta é a explicação sociológica que eu posso oferecer.
Agora vamos nos voltar para um aspecto mais pessoal e individual. Gen Z (e até certo ponto jovens Millennials 24-26) são a primeira geração a colocar tanta ênfase na doença mental, bullying, tolerância, etc.
Again, sua falta de experiência em lidar corretamente com essas questões faz com que eles apenas choram e reclamam. Junte isso com o fato de que as gerações mais velhas (mas principalmente a geração X, seus pais) tendem a ser superprotetores deles, validando constantemente seus sentimentos e falso senso de realidade, eles não obtêm nenhum tampão das mentiras em que acreditam.
É-lhes ensinado que sentimentos = fatos. Isso nem sempre é verdade, mas eu consigo entender a intenção por trás disso. Isso pode ser usado como uma forma de validar uma realidade interior, mas seus pais, professores e outras figuras de autoridade (inclusive na mídia) não lhes disseram que seus sentimentos NÃO são representativos da realidade objetiva ou de outros. Em vez disso, eles apenas os mimam e concordam principalmente porque querem que eles se calem e não querem fazer o trabalho para ajudá-los a amadurecer.
Eu concordo com o usuário acima que os primeiros Gen Z são legais como o diabo, e eu realmente gosto deles. Eles parecem ter uma espécie de "sabor milenar" para eles, mas eu realmente não os vejo como parte da minha geração (nasci em 1988); eu definitivamente os vejo como uma geração diferente, e mais tarde descobri que estava correto.
Eles normalmente ainda são relatáveis apesar de serem mais jovens do que eu por cerca de 8-10 anos. Mesmo que eu não fosse necessariamente um fã de namorar pessoas mais jovens, eu definitivamente consideraria namorar uma garota do Gen Z daquela coorte de idade (nascida no final dos anos 90). Mas alguém que tenha nascido no ano 2000 e depois? POR FAVOR, afasta-os de mim!
Eles são uma MAIOR fonte de dores de cabeça para mim, e eu prefiro viver a minha vida da forma mais simples possível. Eles são a MÁXIMA coorte geracional que eu já conheci, sem excepção. Eu acho que eles são definitivamente a geração menos madura, especialmente quando comparada às gerações anteriores, quando tinham a idade deles. E adivinhe? Na verdade, os dados apoiam isto.
Jonathan Haidt menciona num estudo como essa geração é emocionalmente atrofiada. Isso tem causado um enorme problema na sociedade, e apesar de (reconhecidamente) serem mais tolerantes e de mente aberta que as gerações anteriores, eles estão emocionalmente despreparados para o mundo real, especialmente para o ambiente de trabalho. Mas nenhuma geração é perfeita. Esta é a minha visão da geração Z, mais especificamente da coorte nascida nos anos 2000.