Porque é que a Swype não ultrapassou os teclados tácteis convencionais?
Presumo que por "ultrapassado", você quer dizer "eliminado" os teclados tácteis convencionais - e por teclados tácteis convencionais assumo que você quer dizer teclados no ecrã em dispositivos tácteis.
Existem na verdade várias razões que (embora muito populares) os teclados Swype, ou "escrita de formas" em geral, não eliminaram a necessidade (e por vezes a preferência) para a abordagem mais tradicional de compressão de botões sintéticos. Vou partilhar as duas que considero mais significativas...
P>Primeiro - acontece que em média esta abordagem não é realmente mais rápida do que bicar as teclas. Tenho visto vários estudos que relatam esta descoberta, aqui está um link para o resumo de um: Shape Writing on Tablets: Melhor Desempenho ou Melhor Experiência? - Harry Nguyen, Michael C. Bartha, 2012
Neste artigo em particular os autores notam que embora teclados tipo Swype não produzam necessariamente uma digitação mais rápida, muitos usuários os preferem. Em minha própria experiência trabalhando com métodos de digitação alternativos observei que PARTE dessa preferência vem do fato de que muitas pessoas PENSAM que estão digitando mais rápido com teclados do tipo Swype do que realmente são. Suspeito que isso se deve ao fato de que, apesar de serem capazes de digitar uma palavra muito rapidamente (em comparação com o tempo que levariam para digitar essa palavra) - eles não percebem quanto tempo perdem olhando para a janela de texto para ter certeza de que a palavra apropriada foi digitada e depois olhando para baixo para encontrar a posição inicial da palavra seguinte. Periodicamente este tempo é prolongado pela necessidade de apagar a palavra e tentar novamente porque o algoritmo de predição de palavras estava errado.
Segundamente - como observado acima, os teclados de escrita de forma exigem que o usuário olhe ativamente para o teclado a fim de desenhar sobre as letras corretas com qualquer grau de precisão. Embora isto também se aplique principalmente à "digitação do polegar", os digitadores que usam ambos os polegares podem, na verdade, ficar muito bons a olhar para cima entre as teclas do polegar, e com ambos os polegares esquerdo e direito em movimento eu conheci digitadores talentosos que alcançaram velocidades de digitação muito respeitáveis (ou seja, cerca de 50 wpm) desta forma.
Em outras palavras, embora Swype e produtos similares ofereçam certas vantagens, os principais problemas do teclado tradicional na tela permanecem (ou seja, lento + a exigência de olhar para o teclado para usá-lo).
Pessoalmente eu acho esses dois métodos abomináveis e prefiro usar o DOTKey. Trabalhando com um grupo de estudantes universitários criei o DOTKey como um método alternativo de digitação que permite a um usuário digitar com gestos. Com apenas três dedos de uma mão, uma pessoa pode alcançar velocidades de digitação sustentadas superiores a 60 wpm, com velocidades superiores a 70 wpm. É preciso alguma prática, mas uma vez que você a tenha - é libertadora. É como um toque para superfícies tácteis. Na verdade estou usando-o para digitar este artigo (através da funcionalidade Solo que me permite conectar DOTKey ao meu computador).
Ultimamente ainda se resume às preferências pessoais e algumas pessoas simplesmente preferem digitar com o polegar. :-)
Artigos semelhantes
- Porque é que os teclados QWERTY não se tornaram obsoletos e/ou não foram substituídos por teclados Dvorak?
- Porque é que nos teclados de ecrã normalmente se usam teclados ABC vs. QWERTY?
- Existe uma vantagem ergonómica/cognitiva para os cegos usarem teclados braille em vez dos teclados QWERTY?
- A qualidade dos smartphones Samsung é melhor do que a de outros telefones convencionais, como LG, Huawei, Nokia, Sony e Xiaomi?