Será que alguma vez vamos deixar o conjunto de instruções x86, ou vamos continuar a fazer addons para ele?
It'provavelmente ficará por aí por muito tempo.
O conjunto de instruções 6502 ainda está por aí. Encontrei um exemplo dele enterrado em um produto bastante moderno como um controlador embutido. Ele nunca se chamou 6502, mas foi.
O conjunto de instruções 8051 ainda está por aí. Se você tem um Wiimote, ele's tem um processador derivado do 8051 nele!
Z80s ainda estão por aí. Tem uma calculadora gráfica? Odd are, it's rodando o conjunto de instruções Z80.
What's interessante em todos esses exemplos é que eles're embedded. Lembro-me de ouvir uma piada quando comecei no biz do processador que embebido é onde os processadores vão para morrer. "Nós não'não ganhamos o mercado!" "Bem, pelo menos nós'temos embedded..."
Eu imagino que alguma forma de x86 irá persistir desta forma também, mesmo muito depois dos computadores desktop x86 se tornarem uma coisa do passado. As pessoas vão dizer "x86 tem todo este software escrito para ele! Ele pode't morrer!" Bem, isso'é verdade até certo ponto. Apple's nos mostrou que ele pode trocar processadores de 68K para PowerPC para x86 em sua linha Mac.
Outside of its laptops and desktops, it's all ARM at Apple. Algum dia, isso pode descrever toda a sua linha, embora seja difícil dizer it's. Uma coisa é certa, no entanto, a capacidade crescente do ARM's definitivamente mantém alguma pressão sobre a Intel desde a extremidade baixa, pelo menos.
Intel tem um interesse em manter o x86 viável, tanto na extremidade alta como no espaço de consumo mais amplo. Desde que eles consigam trazer à tona processadores que compelam o mercado, sua arquitetura estará conosco por um longo tempo.
Se o x86 alguma vez perder seu domínio, será porque a natureza da computação mudou. A computação em nuvem é muitas vezes o processador agnostic-folks irá recompilar para qualquer processador se reduzir o custo por unidade de trabalho ou tornar as coisas mais rápidas. A computação para o consumidor está se tornando mais semelhante a uma máquina virtual, e isso também é um processador que os agnostic-folks se recompilam se eles estão't já tendo como alvo uma máquina virtual. O que importa é o valor entregue por dólar gasto. A única coisa que vai precisar do x86 são aplicativos legados que podem't ser recompilados facilmente. E essas acabarão por desaparecer.
Nesse caso, o x86 poderá desvanecer-se da proeminência, talvez numa década ou duas. Mas, pelo menos lá's embedded...
Artigos semelhantes
- Quais são as vantagens e desvantagens das instruções do polegar em relação às instruções de 32 bits do ARM?
- Se AMD e Intel compartilham o mesmo conjunto de instruções, por que o desempenho de uma CPU Intel em jogos 1080p ainda é melhor que o do Ryzen?
- Que tipo de arquitetura de conjunto de instruções os processadores modernos usam?
- Por que foi criado o conjunto de instruções do ARM Thumb?