Vale a pena comprar a Playstation VR?
Se você já tem uma PS4, e ainda não tem um headset VR, então sim, a PSVR vale definitivamente a pena comprar. Existem muitos jogos de qualidade (e exclusivos) para entreter você por dezenas de dezenas de horas. Se você quer entrar no VR, então o PSVR é um ótimo lugar para começar.
No entanto, o PSVR não está sem seus problemas.
Primeiro de tudo, o PSVR usa luz visível para rastrear o fone de ouvido e o(s) controlador(es), o que requer mais espaço de ajuste do que qualquer outro fone de ouvido VR. Não se preocupe, pense, pois tudo que você tem que garantir é que não há fontes de luz dentro do campo de visão da câmera. Além disso, você deve ter em mente que a qualidade de rastreamento aumenta em uma sala escura, pois a câmera é capaz de distinguir mais facilmente os LEDs no fone de ouvido e controladores.
Segundo, o PSVR só tem um PS4 alimentando-o. Enquanto o fone de ouvido tem uma tela de 120 Hz, é altamente improvável que uma PS4 seja capaz de emitir 2 imagens de 120 Hz ao mesmo tempo. A PS4 Pro pode ajudar a obter frameratos mais altos, mas como não tenho uma PS4 Pro, não posso confirmar se isso é verdade.
Terceiramente, a PSVR só tem um monitor de 1920 x 1080. Numa televisão, 1080p é suficientemente bom para permitir que você veja tudo. No entanto, num auricular VR, onde a tela fica a apenas 6 cm (3 polegadas) dos seus olhos, o 1080p está muito atrás da concorrência. Apesar disso, existe um difusor de ecrã dentro do auricular, o que ajuda a reduzir o temido Efeito Porta de Ecrã (isto é quando consegue ver os espaços entre os pixels). Em resumo, enquanto a imagem pode parecer desfocada, a incapacidade de distinguir pixels individuais ajuda muito na imersão.
Por último, o rastreamento é infelizmente propenso a múltiplos problemas Se você não estiver a 5 - 7 pés da câmera. Sentado a cerca de 8 pés da minha câmera, eu eventualmente encontrarei um problema melhor descrito como deriva, onde o entendimento da câmera sobre a direção do plano X e Z gira ao longo do tempo, o que significa que inclinar-se para a esquerda também fará você se inclinar um pouco para frente. Além disso, como a PSVR só usa uma webcam para rastreamento posicional, você não será capaz de obter a experiência em escala de sala anunciada em outros fones de ouvido.
Em resumo, sim a PSVR definitivamente vale a pena, se você já tem uma PS4 e está lutando para suportar problemas de rastreamento. No entanto, se você ainda não tem uma PS4, e você tem um PC de jogo, seria muito melhor obter o Oculus Rift S, pois ele tem uma gama mais ampla de conteúdo disponível (através de Steam e Oculus), tem uma maior resolução, melhor rastreamento, melhores controladores, rastreamento em escala de sala out-of-the-box, e é apenas uma melhor opção em geral. No entanto, se você não tiver uma PS4 ou um PC de jogo, então o Oculus Quest é a sua melhor aposta. É o primeiro headset VR autônomo, oferecendo VR sem fio e acessível a qualquer pessoa, sem a necessidade de estar ligado a um computador de qualquer tipo.
Artigos semelhantes
- Você está planejando comprar a PlayStation 5 (PS5) com a unidade Blu-ray ou o modelo PlayStation 5 sem disco, todos digitais?
- Devo comprar a PlayStation 4 Pro ou esperar pela PlayStation 5?
- Vale a pena comprar a PlayStation 4 agora (Outubro de 2018), ou devo esperar pela PS5?
- Vale a pena comprar o clássico da PlayStation sobre uma PS1 original?
- Vale a pena comprar uma assinatura Playstation Plus? Se sim, porquê?