Os satélites artificiais estão arrumados para a Terra?
Muitos, se não a maioria dos satélites em órbita, são orientados para mostrar a mesma "face" à Terra em todos os momentos. Os satélites espiões e meteorológicos são orientados para manter suas câmeras e instrumentos apontados para a Terra, por exemplo.
Naquele sentido da definição, eles parecem estar arrumados, já que uma revolução ao redor da Terra e uma rotação do satélite ocorrerá a cada 92 minutos, mais ou menos, se estiverem em órbita baixa da Terra (LEO). No entanto, ainda não se encaixa na definição de travamento por maré, porque é feito artificialmente. Os satélites têm giroscópios e um suprimento de combustível a bordo, e pequenos propulsores fazem correções periódicas em sua atitude, órbita e rotação.
Com um satélite natural com bloqueio de maré como a lua, a gravidade causou o bloqueio de maré, e o eixo polar é vertical ao planeta.
Bloqueio de maré - Wikipedia
NASA experimentou usar a gravidade para estabilizar satélites em órbita, a fim de reduzir a quantidade de combustível e complexidade necessária para manter um satélite em orientação adequada. É a chamada estabilização por gravidade e envolve o uso de amarras. Até agora, os experimentos falharam.
Existem toneladas de artigos acadêmicos por aí, mas o leigo pode querer ficar com a Wikipédia.
Estabilização do gradiente de gravidade - Wikipédia
Artigos semelhantes
- Que equipamento em terra será necessário para se conectar à rede de satélites Starlink do SpaceX? As casas individuais se conectarão à rede?
- Se os satélites Starlink vão oferecer serviço de internet, não deveriam seguir a rotação da Terra como se estivessem em posições fixas?
- Como é que as redes neurais artificiais aprendem?
- A 82ª Divisão Aérea dos E.U.A. usa veículos quando estão em terra, ou eles só andam a pé?