Quando se deve usar a mediana, em vez da média?
Disclaimer: não soa como você'não soa como você'é um estatístico profissional, então eu estou assumindo'é uma pergunta de um leigo'e eu tento abordar isso nos termos de um leigo's.
O mais importante sempre, a menos que você tenha a idéia (mesmo hipoteticamente) de dividir a soma dos montantes que você're medindo (por exemplo, renda) entre as entidades discretas às quais você atribui esses montantes (por exemplo, pessoas). Em caso de dúvida, e você tiver pontos de dados suficientes (ou seja, não 2 ou 3), use a mediana - caso a distribuição não seja significativamente enviesada, ela estará muito próxima da média (média) de qualquer forma.
Para ilustrar:
>
ul>>li>Média da quantidade de terra por cidadão americano: se isto for puramente hipotético, como na quantidade de terra que cada um de nós teria se apenas dividíssemos tudo entre nós igualmente - use a média. Se tiver um propósito prático, visando responder à pergunta como "quanta terra tem um cidadão americano médio?", use a mediana.>li>Renda média - a mesma lógica. Peso médio ou altura de uma pessoa. Como não há's nenhuma forma física de compartilhar ou redistribuir altura ou peso, média como média é uma estatística sem sentido neste caso. Mas como a distribuição de peso e altura é normal, a mediana e a média serão aproximadamente as mesmas.>li>PIB médio per capita - já que você poderia argumentar razoavelmente nós're todos juntos e a contribuição individual para o PIB é difícil de medir, use a média.li>li>População média da cidade - a não ser que você're está se perguntando sobre o que teria acontecido se as pessoas urbanas se mudassem para cidades' população, média não't faz muito sentido. Use median. consumo médio de energia - ambas as métricas podem fazer sentido, median para responder à pergunta "quanta energia uma pessoa média consome" e mean para responder a outra pergunta - "quanta energia cada um de nós consumiria se o consumo fosse distribuído uniformemente".
>br> Uma boa maneira de pensar sobre median é que ela tenta escolher a entidade mais representativa dentre aquelas que você're estuda. Compare:
>
>ul> Qual é a renda média?> Qual é a renda de uma pessoa média?>p>Median pretende responder à última pergunta - você escolhe um Joe médio, de tal forma que precisamente metade das pessoas ganhará menos do que ele, e outra metade ganhará mais.>p>P.S. Usar a média em vez da mediana é uma das deturpações estatísticas mais abusivas. Há inúmeros exemplos disso, e muito poucos onde o erro oposto foi cometido e afetou as conclusões.