O que é o espaço na arquitectura?
A minha resposta instantânea a esta pergunta quando vi que era "o espaço é onde as pessoas estão, e as peças do edifício não estão". A liberdade de se movimentar e não esbarrar nas coisas, de se abaixar a cabeça, etc., são muito importantes. As pessoas nunca devem sentir que o prédio está forçando-as a se moverem de formas confinadas ou desconfortáveis.Quanto mais espaço as pessoas têm ao redor delas quando estão dentro - incluindo a altura do teto - mais elas se sentem mimadas e especiais. Elas sabem que custa mais dinheiro comprar aquela área extra de terra, e comprar e os materiais extra grandes para fazer os quartos maiores e mais altos, e sabem que custa dinheiro extra aquecer ou arrefecer todo aquele ar extra, que não é directamente contra os seus corpos - e sentem "este dinheiro está a ser gasto em mim, eu devo ser especial"
Se as superfícies das peças sólidas que vêem são feitas de e se parecem com coisas que elas gostam - o painel de parede, características, etc. - eles se sentem mais respeitados, que foram pessoalmente pensados, que seus desejos foram levados em consideração - e como resultado, eles se sentem mais confortáveis, até mesmo lisonjeados, até mesmo elogiados. Se as superfícies dos elementos duros do edifício proporcionam este efeito lisonjeiro, o volume do espaço pode ser reduzido, mas as pessoas continuarão a sentir-se especiais para estar dentro dele. Eles se sentirão genuinamente felizes em entrar e permanecer dentro dele - que é o que todo arquiteto deve querer proporcionar às pessoas.
Espaço é um "construtor de prestígio". Veja no YouTube o vídeo de 2012 de "James Bond" (Daniel Craig) chegando ao Palácio de Buckingham para conhecer a Rainha Elizabeth (a verdadeira Rainha, o vídeo é uma introdução às Olimpíadas de Londres): ele helicóptero para um pátio de palácio (muito espaço exterior), trotes para cima e várias escadas largas ornamentadas com tetos tão altos que nunca vemos o teto - espaço que ele tem que trabalhar para passar para ver a Rainha - e depois ao longo de um amplo corredor vazio. Este é todo o espaço utilizado para construir o prestígio da Rainha. Não há guardas em lado nenhum - o que nos diz que o seu sistema de segurança é tão bom, que a Rainha está confiante de que nenhuma ameaça poderia entrar nesses grandes espaços próximos. Na verdade, a Rainha está tão confiante que nenhuma ameaça pode chegar perto dela, ela usa esses vastos espaços vazios como uma enorme área de relaxamento para os seus animais de estimação - os seus cães bonitinhos - e a simpatia e relaxamento total dos cães diz-nos que nunca houve uma ameaça nestes vastos corredores. Na porta final aparecem os dois únicos criados, totalmente desarmados - embora aquele que abre a porta tenha pequenas medalhas discretas no peito, o que nos diz que ele provavelmente é um assassino experiente treinado com as mãos apenas, se a necessidade surgir - ele provavelmente estava em um serviço especial tão secreto que não sabemos o seu nome, e conseguiu este posto apenas porque ele já realizou vários assassinatos, e é por isso que ele usa as medalhas discretas.
Compare este uso do espaço real que envolve uma verdadeira rainha com um desenvolvimento em discursos reais do presidente dos EUA a partir da Casa Branca, onde vemos o pódio vazio montado e atrás dele, um vasto e longo salão vazio, com um tapete ornamentado e portas laterais periodicamente, tudo fechado. Então o Presidente entra e inicia o discurso. Costumava ser que os discursos televisivos da Casa Branca eram da secretária da Sala Oval, com o Presidente sentado quando a câmara começava a filmar. Mas demasiados filmes e programas de televisão mostraram-nos que este ambiente pode ser "falsificado" por uma boa equipa de design de cenários. Assim, agora eles usam o vasto salão longo, que não pode ser falsificado a menos que a produtora tenha um palco de som gigantesco com tetos de 40 pés, ou tenha um hangar de aviões vazio, e que também custa a construção do falso "salão longo"
"espaço" em arquitetura, depois de fornecer o mínimo prático necessário para que as pessoas que estão lá dentro façam o que precisam, é para efeito psicológico - e os arquitetos devem estar sempre pensando no efeito psicológico do que fazem nas pessoas que vão lá dentro, ou andam ao redor dele. Você quer fazer uma coisa que as pessoas gostam de ver quando a vêem, e que querem entrar, e uma vez dentro, querem ficar dentro.
Artigos semelhantes
- O que seria melhor para trabalhos de arquitectura: HP EliteBook 8770w ou HP ZBook 15 G1?
- Como é que a arquitectura da estrutura aberta MediaTek recentemente revelada vai ser útil para os fabricantes de telefones?
- Se existem cartões Micro SD com até 512GB de espaço, por que não estão integrados em PCs para economizar espaço e maximizar o armazenamento?
- O que faz o firmware no meu telefone? Por que está ocupando 9 GB de espaço no meu telefone? Será que eu poderia limpar?