O que vai acontecer se ainda houver um pedaço de dente na sua gengiva depois de extrair os dentes?
Cenário mais provável não é muito.
Se o dente estiver muito infectado, então devem ser feitos todos os esforços para retirar o pedaço. Caso contrário, uma ponta de raiz quebrada muito provavelmente ficará no maxilar, cuidando dos seus próprios negócios. A gengiva e o osso muito provavelmente cicatrizarão sobre ele como se não estivesse lá. A ponta da raiz muito provavelmente vai trabalhar para fora ao longo dos anos, quando se torna um trabalho de 20 segundos para se soltar.
Muitos dentistas se fixam com cada pedaço de dente ao ponto de cortarem as abas da gengiva, perfurando um monte de osso e cavando ao redor com palhetas de raiz por uma hora.
Como um dentista, se uma ponta da raiz quebrar, você realmente precisa parar por 60 segundos. Talvez pegue um copo d'água, e pense na próxima etapa. E o que você precisa se perguntar é "O que vai fazer mais mal ao meu paciente agora". Deixar uma ponta de raiz de 3mm, ou realizar um procedimento que não seja muito longe de uma grande cirurgia maxilo-facial?". 9/10 vezes, a resposta é apenas deixar estar. Já vi os resultados de um dos meus dentistas empregados a ir longe demais para perseguir uma ponta de raiz. O resultado final foi que o paciente teve 3 meses sem trabalhar, uma grande cirurgia com cirurgião maxilo-facial e um caso em tribunal. Foi estressante para todos os envolvidos, especialmente um jovem dentista ansioso.
Quando uma ponta de raiz quebra, é uma conversa embaraçosa com o paciente. Muitos dentistas são perfeccionistas e sentar alguém e dizer-lhes que não podíamos terminar o trabalho é uma grande chatice. No entanto, ultrapassar o nosso orgulho pessoal é importante para o bem-estar do paciente.
Para qualquer dentista novato com quem eu fale, o conselho é muito simples. Em caso de dúvida, consulte.