Por que há tantos sanguessugas e nunca tantos semeadores no mundo das torrentes?
Obvio: Se alguém já baixou o arquivo, e não está em um site com uma taxa de semeadura forçada, não há nenhum incentivo *direct* para continuar a semeadura. Há um incentivo à comunidade "ajudar a manter as torrents vivas" ("feel", basicamente), mas pode não ser suficiente para um indivíduo em particular sobrepor-se a coisas como um desejo de desempacotar e instalar o software e jogar fora o arquivo/instalador (o arquivo sendo semeado), ou preocupações sobre a cota de largura de banda forçada pelo ISP sendo consumida (especialmente se alguém também tiver uma cota VPN). Consequentemente, as torrents são na sua maioria semeadas por pessoas com muito espaço em disco, largura de banda não contada, e muitas vezes em sistemas destinados principalmente ou inteiramente à semeadura (seedboxes), que podem ser remotas e não o sistema em que eventualmente irão utilizar o material pessoalmente. (Eles podem até não estar obtendo e semeando o material para seu próprio uso, mas apenas para o inferno, como uma medida de "saúde da semeadura"). O usuário comum de torrent não está tão preocupado com o ecossistema de torrent, apenas em obter algo como um jogo ou música ou aplicativo.
Em certo sentido, esta pergunta é equivalente a "Por que tantas pessoas são leitores da Wikipedia, não editores?", ou "Por que tantas pessoas estão lendo sites em vez de escrever novos sites para outros lerem?". Há custos (tempo, dinheiro ou recursos que se resolvem a dinheiro, experiência, etc.) de vários tipos em ser um provedor/criador, mas quase nenhum em ser um baixador.
Artigos semelhantes
- É verdade que posso ser preso por descarregar torrentes se for para os EUA?
- Quais são os melhores sites para fazer o download de Wii e Wii U roms? Tenho uma má internet, por isso gostaria de evitar torrentes.
- Que programas são bons para descarregar torrentes sem ser apanhado?
- O que são os pares e as sementes em torrentes?