Um astrónomo amador já mediu uma paralaxe estelar?
Sim, é possível. I'já o fiz desde o meu quintal.It'não é fácil. Mesmo para estrelas próximas, o deslocamento da paralaxe na posição de estrela's enquanto a terra balança de um lado do sol para o outro é bem menos que um arco de segundo. Eu vivo ao nível do mar, e o tamanho de uma imagem estelar aqui é normalmente de 2-3 segundos de arco. A câmera que uso dá um tamanho de pixel de cerca de 1,5 segundos de arco quando conectada ao meu telescópio. Então, nós'estamos tentando medir o deslocamento em uma posição estelar que'é menor que o tamanho da própria estrela e também menor que um pixel.
No entanto, com um pouco de cuidado, é'é bem possível medir o centro de uma imagem estelar para muito menos que um pixel.
A estrela que escolhi é Wolf 359, uma pequena anã vermelha de cerca de magnitude +13 visualmente, localizada em Leo, e uma das estrelas mais próximas da terra. Comecei a tirar fotos desta estrela em Novembro de 2017. Agora tenho entre 400 e 500 imagens desta estrela, fornecendo 73 pontos de dados obtidos em 35 noites diferentes, com um intervalo que vai de julho a setembro, porque Wolf 359 está muito perto do sol. Cada ponto de dados é o resultado do empilhamento de 5 ou 6 imagens (tempo de exposição de 30 segundos cada).
Um gráfico de posição vs tempo mostra o seguinte:
A maior parte do movimento mostrado aqui é movimento próprio, o resultado do Wolf 359 movendo-se relativamente rápido através do céu. (O meu movimento adequado medido é de 3,81 segundos de arco/ano em direção ao leste.) Se você subtrair esta constante, movimento linear dos meus 73 pontos de dados, o que você're deixada é apenas a paralaxe (mais erro de medição aleatório):
A curva laranja é uma curva de mínimos quadrados que se ajusta a estes dados, o que dá uma paralaxe de +/- 0,427 segundos de arco à medida que a terra balança de um lado do sol para o outro. Isto implica uma distância até Wolf 359 de (1/0,427 = 2,34) parsecs, que é cerca de 7,6 anos-luz. A dispersão de dados residuais nestes dados é de cerca de 0,07 segundos de arco (cerca de 1/20 de um pixel).
Então, sim, é possível, mas requer a recolha de uma grande quantidade de dados.
Mumbo-jumbo técnico:
<- CâmeraSBIG ST-9e>li>Meade 10" (f/10) LX200 Schmidt-Cassegrain tubo óptico>li>GM2000 montagem a partir de 10Micronli>Software é uma mistura de IRAF (Image Reduction and Analysis Facility desenvolvido pelo National Optical Astronomy Observatory) - usado para encontrar o ponto central de cada estrela "blob" em cada imagem - e meu próprio software para controle do telescópio e câmera, bem como conversões de coordenadas de pixel para coordenadas do céu.
Artigos semelhantes
- O meu VO2Max subiu um degrau de acordo com o meu Garmin ForeRunner 235. O que é que mediu exactamente que melhorou?
- De que material foi construída a nave estelar Enterprise?
- O que é uma boa média de bowling para um amador? Bowling numa pista, não bowling em cricket. :)
- Qual é o melhor relógio Garmin para um corredor amador sério?