Há alguma esperança de que o Android receba atualizações como o iOS regularmente na maioria dos dispositivos e reduza a fragmentação do SO?
Existe alguma esperança de que o Android obtenha atualizações como o iOS regularmente na maioria dos dispositivos e reduza a fragmentação do SO?Nope. Eles tentaram e falhou. O Google simplesmente não consegue colocar as operadoras e OEMs a bordo e eles precisam deles para fazer isso. Eles não têm influência suficiente sobre eles para fazer isso. Além disso, e muitas pessoas não sabem disso, a maioria dos telefones Android são vendidos com versões bifurcadas do Android (principalmente na Ásia) que não usam o Google Android, mas simplesmente seus próprios sabores, e tudo o que o Google faz é simplesmente despojado dele.
Apple tem o poder de fazê-lo porque quando negociaram com as operadoras antes do lançamento, eles colocaram isso como um requisito, que é uma das razões pelas quais a Verizon passou para o primeiro iPhone. A Cingular (mais tarde AT&T) concordou e deu controle completo à Apple e permitiu que ela empurrasse atualizações diretas e controlasse o software por completo. O Android tinha o objetivo de chegar ao maior número possível de pessoas o mais rápido possível, então muitos atalhos foram tomados que agora são basicamente impossíveis de corrigir, não importa o quanto o Google tente. A Apple tinha de ter o aparelho e por isso todas as operadoras que o queriam (e todas o fizeram) tiveram de concordar com os mesmos termos. Ninguém tinha que fazer isso com o Android e, mais tarde, quando o Google tentou quebrar e mudar as coisas, as operadoras simplesmente bifurcaram o Android e deram a volta ao Google. Quando o Google tentou colocar restrições e limitar as OEMs, eles exageraram e foram esbofeteados com sanções anti-trust.
Google é basicamente feito com Android[1]. Eles vão acabar com ele gradualmente e substituí-lo por algo melhor. [2] Este novo SO, actualmente chamado Fuchsia, vai substituir completamente o Android. Ele será compatível com os aplicativos Android, mas o Google vai exercer muito mais controle sobre ele. O Google vai tentar usar a popularidade do Android para forçar as operadoras e OEMs a trocar (ou ficar preso a uma versão mais antiga do Android) e então eles terão o controle para forçar atualizações. Claro que as operadoras terão a opção de apenas desenvolver seu próprio sistema operacional também, usando a plataforma Android ou alguma outra, na qual Samsung e Huawei já estão trabalhando.
De qualquer forma, a resposta é não, não será possível, e é por isso que o Google está matando o Android.
Footnotes
[1] O palavrão: 'Android' não foi dito uma única vez durante o evento Google Pixel 3[2] O recém-lançado Google Home Hub é 'Astro,' um conhecido dispositivo de teste do sistema operacional FuchsiaArtigos semelhantes
- Na prática, quão ruim é a fragmentação do Android para desenvolvedores que estão visando múltiplos dispositivos?
- Existe alguma forma de evitar que a Instagram reduza a qualidade da resolução das minhas fotos?
- Por que as novas atualizações do iOS atrasam os dispositivos mais antigos?
- O que é exactamente a fragmentação do Android?