O filme da Pixar 'Soul' explora temas como a depressão?
Como alguém que sofre de depressão, eu chorei durante este filme.
Gostaria de compartilhar meus pensamentos sobre o filme e como ele explora a depressão.
[Spoiler Beyond this Point]
Soul tem uma mensagem profunda que ressoa. A mensagem que eu recebi do filme foi: À medida que você passa pela vida, as opiniões dos outros mudam como você se vê e você pode facilmente perder seu caminho ao ouvir a voz dos outros, muitas vezes palavras de desaprovação e sentimentos de inutilidade.
Quando você era criança você sabia exatamente o que gostava e não gostava, quais eram seus interesses, e você nunca questionou isso, você simplesmente viveu no momento. Foi até que alguém plantou idéias diferentes em sua mente, que você começou a se questionar e perder seu caminho com o passar do tempo.
Como as vozes de seus pais, seus amigos, seus professores e outros ao seu redor, projetam em você o que eles acham que você deve fazer com sua vida, sua voz interior se desvanece lentamente e você se perde.
<">Como você atingiu a idade adulta, é fácil ter perdido o seu caminho e ter vivido baseado nos desejos e desejos dos outros e não nos seus próprios. É por isso que há pessoas deprimidas e infelizes com as suas vidas, apesar de terem tanto sucesso material. Tendo alcançado status, estabilidade financeira e títulos renomados, muitas dessas pessoas "bem-sucedidas" ainda se sentem vazias. Elas não encontram sentido no que fazem, e negligenciaram essa voz interior durante anos/décadas, e agora ao ponto de já nem a conseguirem ouvir.
À medida que envelhecem, essa "faísca" jovem começa a desaparecer, à medida que se vive a vida baseada na praticidade, assumindo riscos baixos e optando por empreendimentos de alta estabilidade à custa da alma. Lentamente, mas com certeza, a sua criança, como se fosse uma criança, vai-se embora.
Esta rotina diária de praticidade que se desfaz da sua alma é muito bem retratada na Soul durante as cenas no metro que incluíam os viajantes diários que pareciam aborrecidos e repetiam a mesma rotina do dia-a-dia.
Também é mostrado com a "alma perdida" do comerciante diário que eventualmente é limpo e decide deixar seu trabalho por causa de sua epifania.
No final do filme, depois do Joe actuar no palco pela primeira vez, Dorthea conta ao Joe uma história:
" Ouvi esta história sobre um peixe que nada até outro peixe mais velho e diz...
Young Fish: Estou a tentar encontrar esta coisa a que chamam o oceano.
Old Fish: The ocean? É nisso que você está agora mesmo.
Peixe Jovem: Isto? Isto é água. O que eu quero é o oceano. "
A história bateu-me muito porque isto é essencialmente o que é a depressão e como ela começa: Pensar que nunca és suficientemente bom quando nunca te devias ter questionado para começar.
Na história, o Young Fish quer encontrar o "oceano" enquanto que durante todo o tempo, ele já está a nadar nele. Assim como os Young Fish, algumas pessoas procuram o "oceano" durante toda a sua vida, nunca o encontrando. Ficam obcecados por ele, e ficam dilacerados por anos de incapacidade de o obter. Eles não percebem, como os Young Fish, que já estão no oceano, ele estava lá o tempo todo, mas eles estavam cegos demais para vê-lo.
"O Oceano" é um ideal inalcançável, assim como a idéia de "amor idealista", encontrar "o tal", e/ou encontrar a coisa que vai "completar" você. E como qualquer ideal, nunca é totalmente alcançável.
Para Joe, ele acredita que tocar no palco com Dorthea é a coisa que o vai completar. Ele acredita que será feliz para o resto de sua vida quando atingir esse objetivo. Ele acredita que o sentimento interior de ser um "fracasso" toda a sua vida cessará quando ele o fizer como músico. Mas depois de fazer sua estréia no palco, ele percebe que não' não se sente muito diferente. Agora que ele's "fez" ele percebe que sua "faísca" (obter felicidade e completa auto-realização ao atingir seu objetivo de tocar no palco) era apenas uma idéia, e não o que a realidade realmente era. Afinal, ele tinha acabado de completar seu objetivo, mas não estava mais feliz do que antes.
Quando Joe toca seu piano depois de voltar para casa, ele percebe que ele era apenas um "fracasso" porque ele tinha sucumbido à crença de que ele era. Ele tinha deixado a opinião da sua mãe, dos seus amigos e dos seus pares ditar a sua identidade. Ele nunca foi um fracasso, essa idéia foi criada apenas por seus amigos, família e colegas.
Como Joe enfrenta 22 na espessa tempestade de areia de sua "Alma Perdida", ele percebe que ele havia imposto suas antigas crenças a ela e ela havia deixado que isso ditasse sua própria identidade. Ele havia projetado seu próprio sistema de valores no 22 e ela havia se perdido por causa disso.
Ele finalmente percebe o erro que cometeu, e lhe diz.
>p>22: "Eu nunca encontrei minha Centelha"Joe: "Sim você encontrou... A Centelha é't seu propósito, essa Caixa preenche quando você'está pronta para viver"
Está pronta para viver quando já não está obcecada em não ser suficientemente boa e a(s) coisa(s) que a vai completar, ela já está completa.
Após 22 aceitar isto, ela estava pronta para viver.
O facto é que, você estava sempre completa, nunca precisou de mais nada para a completar. É uma idéia feita pelo homem.
Algumas pessoas, como as Almas Perdidas na sobremesa, procuram e ficam obcecadas pelo "oceano" e passam toda a vida sem nunca conseguirem encontrá-lo. Passam a vida obcecadas por aquilo que as vai completar, sem perceberem que estavam completas para começar e que a felicidade só esteve à sua frente o tempo todo se optarem por levá-la.
Depressão é isso mesmo. Como as Almas Perdidas no deserto, as pessoas que sofrem de depressão sofrem com a sensação de incompetência e fracasso. Ambas as coisas criadas pela sociedade à sua volta. Construções sociais do que significa "sucesso", e o que significa "fracasso" são definidos por uma dada sociedade. No entanto, são diferentes numa variedade de culturas, e é uma coisa subjectiva. Somente nós podemos definir o que "sucesso" e "fracasso" realmente significam e até que nos dêmos conta disso, somos incapazes de viver a vida nos nossos próprios termos. Não podemos deixar que outros decidam que para nós.
A vida tem tudo a ver com perspectiva e sua atitude determina como você vai viver através dela.
O filme ressoou realmente profundamente, pois sou alguém que pensou da mesma forma que 22 e Joe a vida inteira deles. Deixei que outros definissem quem eu era, e deixei que as suas palavras definissem o meu presente e o meu futuro potencial. Se eu tivesse visto que não havia nada de errado comigo desde o início, eu poderia ter começado a viver então.
P>Aquele momento, eu chorei os meus olhos.
Artigos semelhantes
- Qual a sua opinião sobre os assuntos e tópicos tratados na 'Alma' da Pixar e você acha que o filme é adequado para crianças verem sem adultos?
- Quanto tempo demora a renderizar um filme da Pixar?
- No filme Trumbo, o filme que é filmado na cena de abertura corresponde a um filme real? Ou é fictício?
- Como se livrou da sua depressão?