Como são as prisões/jaias na Coreia do Sul?
Passei 3 meses no Centro de Detenção Incheon. Não foi assim tão mau, mas não foi tão confortável como algumas destas respostas podem levá-lo a acreditar.NOTE: como estrangeiro, você é mantido em quartos com outros estrangeiros, na sua maioria chineses. Os coreanos ficarão em quartos coreanos. Os quartos se alternam, de modo que o quarto de cada lado de você será coreano.
2nd NOTA: Este é o leste da Ásia. Ser educado é parte da vida, mesmo na prisão. Esqueça qualquer conceito de cadeias/prisões americanas - quase não há violência, já que qualquer pessoa agindo fora é rapidamente removida para o temido 5º andar, onde você passa uma semana ou mais em solitária algemada 24 horas por dia, 7 dias por semana, com CCTV observando cada movimento seu. Adormecer? ACORDA. Demora muito tempo a ir à casa de banho? SAIA. Queres tomar banho? Esquece.
>p>O ambiente nas células era mais de apoio do que de confronto. Se alguém não tivesse dinheiro, todos os outros contribuíam para que todos comprássemos comida e papel higiénico. Os desacordos aconteciam, é claro, mas na maioria das vezes acabavam como resultado de viver em um ambiente lotado e pressionado - alguém que não puxava o autoclismo da privada que compartilhávamos, ou alguém que não lavavava as mãos ou se descuidava nas tarefas.Os dias começavam entre 5:45 e 6 da manhã, dependendo de qual guarda estava no comando. Os guardas, que são os responsáveis por cada andar da cadeia, são na sua maioria gentis e tentam fazer as coisas correrem bem para todas as partes envolvidas.
A primeira contagem foi às 6:30 da manhã. A meia-hora antes disso é passada limpando, fazendo tarefas, escovando os dentes, etc.
A segunda contagem foi às 7:45 da manhã.
Após a segunda contagem, o café da manhã foi servido às 8 ou mais. Às terças e sábados havia comida ao estilo "ocidental", como pão e queijo fatiados, cereais e sopa de milho. Todos os outros dias era comida coreana e arroz, com exceção do iogurte um ou dois dias por semana, dependendo do mês.
Todos nós nos revezávamos para lavar pratos, duas vezes por semana. Isto foi estabelecido entre nós prisioneiros, mas todos estavam dispostos a fazer a sua parte.
8:45am-11am era o que eles chamavam de tempo livre. O que significava que você tinha que sentar-se ali de pernas cruzadas ao redor de uma pequena mesa dobrável e encontrar algo para fazer que não estivesse dormindo ou apenas parado ali. As TVs ligavam às 9:30, então também havia isso, a maior parte da programação da KBS em dias de semana.
Usualmente haveria um "intervalo desportivo" de 20 minutos durante esse tempo. Você é embaralhado para uma sala maior, onde você poderia correr ou andar por aí. Às vezes isto era opcional, às vezes os guardas faziam todos irem para "sports".
O almoço era às 11. Havia um período de graça não oficial depois do almoço até às 12:30 onde se podia dormir a sesta. A música ligava nessa altura e tocava até 1.
De 1 às 4:45 era o pior período. As TVs ligavam novamente às 3, então havia um período de 2 horas em que você ficava sentado naquela pequena sala lotada tentando não adormecer.
Os guardas imbecis, CRPT, normalmente voltavam e causavam problemas durante o período de 1-4 horas. Estes são os guardas correccionais, distinguidos dos guardas de chão normais pelas suas máscaras faciais pretas e armadura corporal. Eles iriam espreitar para dentro da porta e encontrar alguma razão para gritar com todos. Se alguém estivesse a dormir, isso era suficiente. Se ninguém estivesse dormindo, então eles fariam você mover mesas, ou às vezes reorganizar os sacos de itens pessoais para áreas diferentes, etc. Era tudo um ato - você vê os mesmos caras passando quando não estão de plantão e eles poderiam se importar menos com o que você está fazendo.
A última contagem é 5 da tarde, seguida pelo jantar.
Após o jantar, as TVs ligavam novamente das 6-9 da tarde.
Às 8:30 todos faziam suas tarefas designadas, tais como varrer, etc, e então cobertores eram colocados para dormir. Os quartos são pequenos e cheios, por isso esqueça qualquer conceito de espaço pessoal. Tampões para os ouvidos e máscaras noturnas são uma necessidade, já que as luzes do quarto só diminuem ligeiramente durante a noite e as pessoas podem ser surpreendentemente barulhentas enquanto dormem.
Chuveiros quentes eram uma vez por semana. A maioria de nós enchia jarros de água fria (estava lá no inverno) na noite anterior para que eles estivessem à temperatura ambiente no dia seguinte e tomassem duches de pé sobre a pia "hole-in-the-ground" a cada dia.
Não há chamadas telefônicas. Nunca. Nem depois da prisão, nem durante o confinamento. Você simplesmente desaparece e as pessoas descobrem quando a Embaixada ou o Consulado se envolvem.
Visitores podem vir de segunda a sexta-feira, ou sábado por marcação. Você tem 10 minutos, em uma sala separada por plástico com um alto-falante para se comunicar.
O ÚNICO tempo que você deixa a cela é para: quadra, para visitantes, para esportes, ou quando eles estão fazendo uma inspeção na sala. Algumas pessoas estão lá por mais de um ano e nunca recebem visitas, então sua vida se torna aquela pequena sala.
Eu fiz um desenho da sala e mandei para um amigo enquanto estava dentro - vou ver se consigo encontrá-lo para compartilhar.