O que ouvem os cantores durante a sessão de gravação?
Primariamente a sua própria voz.
p>P>Você já ouviu alguém cantando com fones de ouvido? Eles acham que soam bem, mas na realidade estão horrivelmente desafinados e fora de controle. Isso porque eles não conseguem se ouvir: o cérebro depende de um loop de feedback de ouvir e cantar para se manter na faixa.Em um estúdio de gravação o objetivo é tentar criar uma faixa vocal perfeita, e então o cantor precisa ser capaz de ouvir cada nuance de tom e fraseado. Confiar em "ouvir-se a si próprio" através da condução óssea ou do som reflectido fora das paredes pode funcionar, mas no estúdio é muito difícil uma vez que o cantor precisa também de ouvir pelo menos alguns dos outros instrumentos para se manter no tempo e no tom relativo, mas se tiver os instrumentos na mesma sala que o microfone vocal irá captar esses sons e estragar a faixa vocal.
Headphones acabam por ser uma forma ideal de o fazer. O som captado do microfone é misturado com uma mistura especial da música - muitas vezes as faixas rítmicas e cordas de apoio - para que o cantor possa ter uma referência para o que está cantando e uma clara consciência de sua própria performance.
É importante notar que enquanto a faixa vocal que você ouve em um disco foi "adocicada" de uma forma ou de outra, com reverberação e outros efeitos, isso normalmente seria usado com parcimônia, se é que fosse na mistura de fones de ouvido, já que eles mascariam quaisquer imperfeições ou problemas com a performance. A mistura exata e os níveis seriam normalmente trabalhados entre o artista e o produtor/engenheiro; cantores experientes geralmente têm uma preferência específica pela sua mixagem guia.
Esta é também a função dos monitores de palco (aqueles que estão no palco voltados para o cantor). Muitos cantores mudaram para monitores intra-auriculares (basicamente fones de ouvido usados no palco) que funcionam muito como a abordagem do estúdio de gravação descrita acima.