Quais são os prós e os contras do CDMA?
Eu tive contratos de celulares pós-pagos na Coreia, Taiwan, Israel e nos EUA. Além disso, tive serviço pré-pago na China, Reino Unido, Irlanda e Alemanha. Utilizei redes analógicas, IS-136, GSM, PDC, GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, CDMA-1X, CDMA2000 e LTE. Cada uma delas (excepto para os EUA apenas IS-136 e Japão apenas PDC) estava em vários países. Meus comentários são baseados não apenas no estudo das várias redes celulares, mas também no uso delas em todo o mundo.A história dos rádios celulares começou com o analógico. Havia vários sabores de interfaces aéreas analógicas, mas todas sofriam do mesmo problema. Era preciso haver alguma separação de freqüência para evitar interferência entre vários chamadores conectados a uma mesma torre. Cada torre tinha apenas um número específico de canais a atribuir. Isso limitava o número de pessoas que podiam usar uma torre de uma só vez. Isto significava que, como os telefones celulares analógicos se tornaram mais populares, era comum não ser possível fazer uma chamada de celular porque não havia canais disponíveis. Isto é o que levou a uma demanda por redes digitais (2G). A maioria dos sistemas 1G foram fechados.
2G começou com duas tecnologias diferentes de interface aérea digital TDMA (Time Division Multiple Access) e CDMA (Code Division Multiple Access). O TDMA divide o sinal em uma seqüência de tempo definida que envia periodicamente explosões de transmissões digitais em uma freqüência para envio e outra para recepção. CDMA cria uma matriz de tempo variável e fatias de freqüência da largura de banda para utilizar mais completamente o espectro disponível. Como ao contrário do TDMA, as durações de tempo e as faixas de freqüência são variáveis, elas são codificadas no fluxo de dados para que os dispositivos de envio e recebimento possam ser sincronizados para cada transmissão. Os sistemas 2G TDMA e CDMA estão sendo lentamente eliminados em favor das taxas de transmissão de dados muito mais altas das tecnologias 3G e 4G.
CDMA é uma forma de tecnologia de espectro espalhado por salto de freqüência. WCDA, UMTS, HSDPA, TD-SCDMA e CDMA2000 são formas mais avançadas de tecnologias de espalhamento de espectro. Todas elas permitem uma transmissão de dados muito mais rápida do que as anteriores interfaces aéreas celulares 2G. Todas estas tecnologias de espectro alargado foram desenvolvidas a partir da tecnologia CDMA. Hoje temos interfaces aéreas 4G muito mais rápidas e está previsto que 5G mais rápidas estejam disponíveis em 2019.
Both TDMA e CDMA foram muito mais eficientes no uso da largura de banda disponível do que os sistemas analógicos. O TDMA tinha a desvantagem inerente de usar intervalos de tempo pré-definidos. O pacote de dados digitais atribuído a cada intervalo de tempo pode preencher o intervalo de tempo ou pode ser menor do que o espaço disponível no intervalo de tempo. O CDMA era capaz de usar mais eficientemente a largura de banda disponível, pois permitia que os slots de tempo e freqüência fossem dimensionados com base nos tamanhos dos pacotes.
Artigos semelhantes
- O que é enraizar um Android, quais são os prós e os contras, quais são as chances de perder o telefone ou os dados?
- Devo comprar os AirPods ou os Apple Watch Series 3? Quais são os prós e os contras de ambos? As finanças não são um problema.
- Quais são os prós e os contras dos carros movidos a células de hidrogênio versus carros elétricos?
- Quais são os prós e os contras dos jogos de PC?