Quantos watts devo procurar em altifalantes para um escritório com 600 metros quadrados?
Cliff Notes versão primeiro: A potência só lhe diz quanto calor as colunas podem dissipar sem sofrerem danos. A classificação de sensibilidade é o que você realmente precisa, se você quiser saber quão alto os alto-falantes vão tocar, com uma determinada quantidade de energia aplicada a eles. Os alto-falantes classificados em 89dB - 92dB de sensibilidade provavelmente serão ideais, se estes forem para tocar música. Os drivers convencionais de cone devem ser facilmente encontrados nesta faixa e não exigirão mais de 15 - 20 watts, a menos que você esteja tentando tocar rock no escritório. Se precisar de maior sensibilidade devido a um ambiente anormalmente ruidoso (o seu escritório é um reboque num local de construção), talvez queira considerar os condutores de buzinas carregadas de compressão (como veria num Estádio, ou talvez num grande centro comercial, com os grandes sinos de sino no final). Sua sensibilidade irá bem acima de 100dB, então eles requerem muito pouca energia para ficar extremamente alto.
Versão longa:
A manipulação de energia (wattage) não é a maneira mais confiável de determinar que alto-falantes você deve comprar. Esta é simplesmente uma medida de quanta energia (calor) o alto-falante pode dissipar por um período de tempo sem sofrer nenhum dano. Agora que você sabe o que é wattage, isso não lhe diz nada particularmente útil, não é? É um número frequentemente listado pelos fabricantes como uma ferramenta de marketing, porque grandes números soam mais impressionantes, e atraem as pessoas. Seria análogo a escolher um carro com base na rapidez com que pode fazer a rotação do seu motor antes que ele seja danificado.
Parece que a sua principal preocupação é que as colunas de som toquem suficientemente alto, por isso o que deve considerar é o nível de sensibilidade das colunas. Isto diz-lhe para uma determinada entrada de potência (em watts) quais os níveis de pressão sonora (SPL) que a coluna irá emitir (em decibéis). Um altifalante com uma sensibilidade mais baixa (cerca de 85 dB a 1W) pode ser indesejável se quiser manter os seus requisitos de potência baixos. Uma escolha melhor seria um alto-falante cuja sensibilidade seja de pelo menos 89 dB a 1W (o W é para Watt). Estes números dizem-nos que, dado 1 watt de potência, o altifalante de baixa sensibilidade emitiria um SPL de 1 dB de som, normalmente medido a 1 metro do altifalante. O alto-falante mais sensível emitirá 89 dB a 1 metro.
Da tabela abaixo, você pode ver que mesmo 10 dB é quase inaudível, a menos que você possa ouvir alguém respirando normalmente, então é claro que queremos que nossos alto-falantes toquem muito mais alto que isso.
https://www.researchgate.net/figure/305315705_fig2_Figure-12-Decibel-Loudness-Comparison-Chart-46
Do gráfico acima, você pode ver que o lado esquerdo lhe dá um ponto de referência para a saída SPL a partir de alguns sons do dia-a-dia; uma sala doméstica tranquila é de 40 dB, o aspirador é cerca de 80 dB, e o limiar da dor (para algumas pessoas) é de 130Db.
P>Alguns pontos muito importantes a notar são:
- SPL aumenta numa escala logarítmica, portanto 10dB é duas vezes mais alto que 1dB, 20dB é duas vezes mais alto que 10dB, etc.
- SPL em função da potência de saída também aumenta de uma forma não linear. Todas as coisas consideradas iguais, a duplicação da potência aplicada a um alto-falante aumenta seu SPL em 3dB. Portanto, se eu tenho um alto-falante que gera 115dB a 1 metro de distância com 100W de potência, para alcançar 118dB, eu preciso de 200W. Você também pode dividir os 100W entre dois alto-falantes, e obter o mesmo aumento de dB. Duplicar a potência E duplicar as suas colunas daria um aumento de 6dB.
- SPL também diminuiria de uma forma não linear com a distância da coluna. Isto é referido como a lei do quadrado inverso, e essencialmente, cada vez que você dobra sua distância de um alto-falante, o SPL cai em 6dB. Lei do quadrado inverso
Sua escolha em alto-falantes deve restringir-se em grande parte ao que o ambiente do escritório vai gostar (níveis de ruído ambiental, níveis de audição desejados, que tipo de som os alto-falantes vão tocar, a que durações, etc.). Considere como as suas colunas serão utilizadas, quer seja um pouco de ruído ambiente, como parte de um sistema de intercomunicação, ou uma audição de música elevada. Use a tabela como referência para saber aproximadamente quão alto você quer que sua música esteja na fonte, use o link para a Lei do Quadrado Inverso para determinar quão alto seus alto-falantes estarão com base na distância deles à sua área de audição. Você não mencionou quanta potência o seu receptor coloca para fora, ou se você está procurando alto-falantes autoalantes (ativos), mas você pode descobrir que você realmente só precisará de alguns watts de potência (talvez 20W-30W por alto-falante, no máximo) para atender às suas necessidades, dependendo de quão longe você está dos alto-falantes, e quão sensíveis eles são. Na maioria das vezes, os receptores podem fornecer muito mais energia do que qualquer pessoa precisa para uma audição normal.