Porque é que o meu telefone tem um "filtro de luz azul" mas nenhuma outra cor?
Já lá estivemos todos, certo? Terminamos o nosso trabalho diário, jantamos e quando o nosso sono tenta tomar conta de nós, passamos a próxima hora ou duas em nosso smartphone, navegando pela internet, passeando pela infinita alimentação de nossos amigos ou apenas assistindo ao nosso programa favorito.Como a nossa dependência dos smartphones (ou qualquer dispositivo electrónico em geral)continua a amplificar-se dia após dia, tem havido uma preocupação crescente sobre como as telas dos nossos dispositivos afectam a nossa saúde e quais são as várias formas que podemos adaptar para reduzir os danos causados por ela?
O maior problema com as telas, em geral, é a emissão de luz azul e a forma como ela perturba o ritmo circadiano (que é todo o seu ciclo de sono). Sempre que seus olhos são expostos à luz azul, ela reduz a quantidade de melatonina (hormônio responsável pelo ciclo sono-vigília liberado no corpo), o que por sua vez causa tonturas.
Mas por que a luz azul causa o problema? A resposta está na forma como as ondas eletromagnéticas funcionam. A luz visível varia entre 400-700 nanômetros no espectro eletromagnético. A luz azul tem um comprimento de onda curto (cerca de 430-500 nm), o que a torna muito mais forte em comparação com as ondas vermelhas, verdes e amarelas. Durante o dia, este tipo de luz ajuda a permanecer acordado e activo enquanto se realizam todas as actividades de rotina (e é por isso que nos sentimos frescos quando tomamos o sol da manhã).
Naturalmente, à medida que o sol se põe e a escuridão se espalha para fora, começamos a absorver cada vez mais luz quente, o que promove o sono. Nosso cérebro sinaliza para o corpo descansar e nós adormecemos. Mas, nos últimos tempos, começamos a passar horas e horas nos nossos aparelhos à noite. Todos os aparelhos eletrônicos emitem luz azul e são a maior razão para causar distúrbios do sono. Quando o corpo recebe mais luz azul, mesmo durante a noite, o cérebro não sinaliza o corpo para descansar e assim torna-se cada vez mais difícil para nós adormecermos e tendemos a usar mais os nossos aparelhos. Para piorar ainda mais a situação, as novas luzes LED que estão sendo instaladas em muitos tetos de nossas casas também tendem a estar no lado mais frio do espectro em comparação com as velhas lâmpadas incandescentes que estavam presentes no passado.
Os cientistas afirmam que, a curto prazo, isto pode não ter um impacto significativo no funcionamento do sistema, mas se este's continuar por muito tempo, isto pode resultar em vários problemas como distúrbios do sono, fadiga ocular, obesidade e, no caso raro, até cancro (embora seja um caso extremamente raro).
Então, agora que sabemos que a luz azul é perigosa e deve ser evitada, quais são as medidas que podemos adaptar para reduzir o próximo esforço ocular? Bem, há um par de soluções além de evitar qualquer electrónica, tudo junto à noite (porque todos sabemos que isso é impraticável de qualquer forma).
1. Apps para filtrar a luz azul: Esta é a mais óbvia e altamente recomendada também. Existem aplicações disponíveis tanto na App Store como na Play store (ou na windows store se estiver a utilizar um smartphone com motor windows) que filtram a luz azul e produzem apenas tons quentes para relaxar os músculos dos olhos e reduzir qualquer esforço. Certifique-se de diminuir o nível de brilho do dispositivo também para alcançar os melhores resultados. No que diz respeito aos portáteis, o Windows 10 oferece um filtro incorporado chamado 'Luz nocturna', que transforma todo o ecrã para dar uma tonalidade amarelada.
2. Óculos de luz azul: Esta outra opção é para aqueles que não se importam de usar óculos durante a noite. Os óculos de luz azul fazem exatamente o que é dito, remova qualquer luz azul que venha aos seus olhos. Enquanto muitas pessoas consideram esta opção demasiado cara e até mesmo inútil por vezes, fica feliz por ver que temos opções que nos podem ajudar a *VER* as coisas sem nos prejudicarem.
Artigos semelhantes
- Toda luz que é azul é considerada a perigosa luz azul?
- Como é que os copos filtrantes de luz azul podem filtrar a luz azul sem alterar significativamente as cores?
- Por que as pessoas compram um Kindle quando você pode ler no seu laptop com um filtro de luz azul?
- Um filtro de luz azul nos monitores de computador protege realmente os seus olhos ou piora-os?