Porque é que as estrelas hipergiantes são tão grandes?
As estrelas hipergiantes são tão grandes, porque se fundiram numa área do espaço onde existe uma grande quantidade de material. O material cai para dentro devido à gravidade acumulada em centros de maior densidade.
Se vastas áreas desta matéria não têm muito movimento angular relativo, uma grande quantidade de matéria, talvez centenas de vezes a massa do nosso Sol pode coalescer para formar uma única estrela super maciça.
Por vezes, duas ou mais estrelas se formarão em estreita proximidade e se colidirão formando uma única estrela maior.
Se as nuvens de matéria contiverem quantidades substanciais de elementos mais pesados que o hidrogênio, isso pode permitir que uma densidade ainda maior e, portanto, massa se acumule na estrela.
Não estará por perto para sempre, no entanto, enquanto estrelas de tamanho médio como o nosso Sol podem esperar uma vida útil de bilhões de anos, os hipergiantes queimam por ali combustível de fusão tão rapidamente que sua expectativa de vida pode ser de apenas alguns milhões ou, em casos extremos, algumas centenas de milhares de anos antes de ir super nova.
O hipergiante mais maciço até agora observado é o R136a1 ilustrado abaixo é pensado para ser cerca de 315 vezes a massa do nosso Sol, e coloca mais energia em 5 segundos do que o nosso Sol em um ano. (da esquerda para a direita: anã vermelha, nosso Sol, anã azul, e R136a1 mostrado parcialmente como fundo)
Artigos semelhantes
- Comentários: O que significam as estrelas em um sistema de classificação de cinco estrelas?
- Você prefere as Lendas da Guerra das Estrelas ou Disney vs Guerra das Estrelas?
- Porque é que o 'Ecrã Verde' usado nas pré-quelas da Guerra das Estrelas tem um aspecto tão terrível?
- Porque é que as grandes empresas são tão más a lidar com as reclamações dos clientes?