Desportos motorizados: O MotoGP é mais perigoso que a Fórmula 1?
algumas respostas interessantes, mas uma coisa que eu gostaria de pensar é a definição de "perigoso". Pode ser uma daquelas coisas que todos pensamos saber quando a vemos, mas quando se começa a comparar as coisas objectivamente, torna-se difícil. Uma ilustração - A maioria das pessoas concorda que a Ilha de Man TT é uma das corridas mais perigosas do mundo. No entanto, já ouvi um fã do TT argumentar assim:
TT fan: Quantos pilotos participam numa corrida de MotoGP?
Me: Cerca de 24
TT fã: Quanto tempo são as corridas?
Me: Cerca de 75 milhas ou assim.
Fã do TT: Então a corrida é de cerca de 1800 milhas de corrida. No entanto o TT Sénior tem 6 voltas de 37,75 milhas e tivemos 75 inscrições, ou seja, mais de 2800 milhas de corrida. E o recorde de voltas no TT é mais rápido do que em qualquer circuito de MotoGP. Não se está a comparar com like.
Obviamente poderia entrar em mais detalhes aqui: devemos comparar desportos por:
Mortes por evento
Mortes por concorrente-milha
Mortes por concorrente-hora
ou devemos também contar as lesões?
se for assim tão grave uma lesão?
Pode haver pessoas que se lesionam no paddock?
devíamos contar espectadores e oficiais?
Para constar, parece-me óbvio que o TT da Ilha de Man é mais perigoso que as corridas de circuito, para usar o termo oficial FIM, mas eu não posso facilmente provar isso. Eu próprio corri (e caí durante alguns anos) e preferia muito mais bater numa armadilha de cascalho a 150 mph do que arriscar entrar pela janela do bar (se tiver sorte).
Baseado nos mesmos princípios penso que o MotoGP é um pouco mais perigoso do que a F1, mas não posso apoiar isso com números que todos concordariam.
Artigos semelhantes
- Porque é que os pianistas ainda não foram substituídos por pianos motorizados?
- Quais são os diferentes estilos de pilotagem usados pelos pilotos no MotoGP?
- Que desportos são mais divertidos de ver na televisão do que em pessoa?
- Porque é que tantas pessoas assistem a desportos profissionais? Porque é que tantas pessoas são apaixonadas por equipas desportivas?