Porque é que os pianistas ainda não foram substituídos por pianos motorizados?
Desde que você'estou a falar de tocar fisicamente um piano, I'vou assumir que você'estou a falar de performance ao vivo. Os computadores tocam pianos há anos via CDs e MP3s. :-)
I'vai responder com um exemplo: Eu sou voluntário para tocar piano num hospital local todas as terças-feiras durante o meu intervalo de almoço. It's perto da área de tratamento de câncer, por isso os pacientes tendem a ser mais velhos. Um dia, eu vi um cavalheiro muito desgastado e curvado entrando. Ele deve ter estado no final dos 70's ou no início dos 80's. Chapéu de cowboy, cinto de couro gravado à mão, botas de cowboy, camisa xadrez. De outra idade. Ele me viu ao piano e escolheu um lugar bem perto.
Não falamos, mas pensei: "Aposto que consigo pôr este tipo a cantar." Comecei a tocar algumas músicas antigas de Elvis Presley, com pouco improviso que soariam como as originais. Pelo segundo verso de "I Can't Help Falling in Love With You", ele estava cantando junto. Cabeça inclinada para o teto, chapéu nas mãos, voz completa, sorriso enorme, como se estivesse fazendo serenata de uma bela mulher em uma varanda.
Fim de música. Aplausos das outras 15-20 pessoas na sala. Algumas lágrimas. Um rapaz rápido e másculo entre ele e eu, e ele foi ao seu médico. Fantástico.
I'm um programador de computador (o meu trabalho de dia), e pode prometer que tudo isto teria sido impossível de reproduzir por computador, pelo menos com a tecnologia de hoje's. Aqui estão algumas coisas que o computador teria que ter feito que vão muito além de bater mecanicamente nas teclas:
1) Veja o tipo a entrar
2) Julgue a sua idade e temperamento
3) Note onde ele se sentou
4) Julgue se as outras pessoas na sala responderiam bem ao seu canto
5) Decida fazê-lo cantar
6) Escolha a canção certa
7) Saiba como ajustar a execução da música para que ele cante
8) Incentive-o, adaptando o estilo de tocar ao seu canto
9) Toque de uma forma que faça com que *ele* receba a atenção, não me
10) Saber quando parar
Isso pode soar como um exemplo extremo, mas eu submeto que quase todos os pianistas incorporam táticas semelhantes em algum grau ou outro. It'é bastante óbvio no caso de um hack "tocador de salão" como eu. Mas mesmo um pianista de concerto numa sala gigante vai julgar o local, o instrumento e o público, e fazer mudanças subtis na forma como tocam para ter o maior efeito nos seus ouvintes.
Simplesmente colocado: Um computador não pode substituir a sensibilidade e a subtileza humana que é absolutamente necessária para uma performance de piano verdadeiramente comovente.