Casa > A > A Radiação Nuclear Pode Fazer Mutantes?

A radiação nuclear pode fazer mutantes?

Se por "mutantes" quer dizer "dar-lhe cancro", então a resposta é "sim" >p>Sejamos claros: Estamos a falar de radiação ionizante, e está tudo à sua volta diariamente. Os vossos detectores de fumo, placas de cerâmica, bananas - até o vosso próprio corpo a emite. Principalmente, porém, você recebe radiação ionizante da Terra na forma de radiação alfa (hélio ionizado) de rádon, e de radiação cósmica.

(Seu celular não.)

Mas as usinas de energia nuclear especificamente podem emitir muito, e é por isso que as protegemos tão bem! (Tão bem de fato que enquanto trabalho em uma, eu na verdade recebo menos radiação ionizante do que a pessoa comum recebe de fontes naturais!)

Mas digamos que eu decido violar muitas regras, provavelmente tenho que incapacitar mais do que apenas algumas pessoas, evitar os seguranças, e de alguma forma conseguir entrar no compartimento do meu reator na energia - e ficar lá até eu receber mais de 6 REM. Agora eu tenho um risco especificamente aumentado de câncer da planta do reator.

Isto é porque a radiação ionizante entra no seu corpo e é absorvida pelas suas células. Dependendo do tipo, parte dela passará através de você, parte dela será bloqueada por pele morta (Alphas - hélio ionizado, difícil de obter de uma usina nuclear), outras serão bloqueadas por pele viva, onde ainda pode lhe dar câncer se em grandes quantidades (este tipo, Betas, pode ser bloqueado por roupas, no entanto - então você normalmente não vai obtê-lo de uma usina nuclear, pois está envolto em aço).

Esta radiação ionizante cria íons em seu corpo. Na maioria das vezes, seu corpo se cura com esses danos, mas isso pode fazer algumas coisas ruins para você. Se entrar nos núcleos das suas células, pode danificar o seu DNA. Na maioria das vezes, as suas células sabem como reparar os danos muito bem. Se forem consideravelmente danificadas, matam-se a elas próprias. Se não o fizerem, as células próximas irão ordenar que o façam - se ainda não o fizerem, as células próximas irão soar o alarme e trazer células de sangue branco para fazer o trabalho.
Se passarem por estas camadas de defesas, os descendentes daquela célula provavelmente morrerão por completo.
Se a célula ainda é de alguma forma viável, é assim que se apanha cancro. Na maioria das vezes, o seu corpo ainda mata isto suficientemente rápido.

>p>Problema é, você não vai saber o que lhe deu aquele cancro. Pode ser o reator nuclear próximo (provavelmente não é, a radiação não viaja muito longe). Poderia ser a banana que você comeu (Não pare de comer bananas! Você precisa de potássio!) Poderia ser o chão em que você está. Pode ser uma estrela a milhões de milhas de distância.>p>Agora, para a tua pergunta:
Por que não te tornará um mutante, como dos X-men?
Para teres uma fisiologia consideravelmente diferente da genética, precisas de ter conjuntos de genes completamente novos inseridos no teu ADN, e isto deve ser replicado em toda a área aplicável do teu corpo. Simplificando, a radiação ionizante não vai mudar o suficiente e não o fará perfeitamente com células suficientes para alterar consideravelmente a sua fisiologia fora do potencial de lhe provocar cancro.

De Carney Masak

Vale a pena subscrever o Investor's Business Daily (IBD)? :: Porque é que a aventura Bizzarre do Jojo se tornou tão popular?