Quando é que a Igreja Católica usa incenso? Alguma vez o usam em Novembro?
Esta é uma pergunta que adoro porque sou um grande "cheiros e sinos" quando se trata da missa. O incenso acrescenta muito à imersão e contemplação dos mistérios de Deus.O uso do incenso é deixado à discrição do celebrante (padre). É frequentemente usado durante os períodos litúrgicos mais significativos do ano, como o Natal, a Páscoa, a Festa da Imaculada Conceição e outras solenidades. As missas fúnebres são frequentemente usadas.
A Instrução Geral do Missal Romano (o guia para celebrantes na condução da Missa) diz que pode ser feita em qualquer Missa em momentos específicos.
Do Padre Kenneth Doyle, escrevendo no Arlington Catholic Herald:
A fumaça do incenso queimado é vista pela igreja como uma imagem das orações dos fiéis que se elevam ao céu. Esse simbolismo é visto no Salmo 141:2: "Que a minha oração seja incenso diante de vós; as minhas mãos erguidas uma oferta da noite"
O incenso também é mencionado no Apocalipse do Novo Testamento (8:4) como uma imagem da adoração oferecida ao Todo-Poderoso no céu: "A fumaça do incenso juntamente com as orações dos santos subiu da mão do anjo diante de Deus"
O uso do incenso era comum na adoração judaica e passou para a prática cristã. Em Êxodo, capítulo 30, o Senhor instrui Moisés a construir um altar de incenso. Livros rituais cristãos já no século VII marcam o uso de incenso nos cultos da igreja na Sexta-feira Santa.
Você pode ler um pouco mais sobre a história em "Por que o incenso é usado durante a missa pelo Padre William Saunders" no site da EWTN.
Artigos semelhantes
- Minha igreja católica faz uso pesado do incenso, o que me faz tossir e me faz parar o nariz para cima. O que devo fazer?
- Como escrever uma carta de pedido ao chefe de uma igreja pedindo permissão para hospedar um programa em sua igreja
- Qual é a receita líquida anual da Igreja Católica/do Vaticano?
- O que significa quando se cheira a incenso de igreja?