Casa > Q > Quais São As Montanhas Dos Himalaias Onde Estão Localizadas?

Quais são as montanhas dos Himalaias onde estão localizadas?

main-qimg-ea3521d602eed50ffb6443a570149cba-mzj

Himalaya, grande sistema montanhoso da Ásia formando uma barreira entre o Planalto do Tibete ao norte e as planícies aluviais do subcontinente indiano ao sul. Os Himalaias incluem as montanhas mais altas do mundo, com mais de 110 picos que se elevam a 24.000 pés (7.300 metros) ou mais acima do nível do mar. Um desses picos é

Mont Everest o mais alto do mundo, com uma elevação de 29.035 pés (8.850 metros). Os picos altos das montanhas sobem para a zona de neve perpétua.

Como se formou: há 225 milhões de anos atrás (Ma) a Índia era uma grande ilha situada ao largo da costa australiana e separada da Ásia pelo Oceano Tethys. O supercontinente Pangea começou a quebrar 200 Ma e a Índia começou uma deriva em direção ao norte em direção à Ásia. 80 Ma A Índia estava a 6.400 km ao sul do continente asiático, mas avançando em direção a ela a uma velocidade entre 9 e 16 cm por ano. Nesta época o chão do Oceano Tethys teria sido subduzido para norte sob a Ásia e a margem da placa teria sido um Convergente oceânico-continental como os Andes de hoje.

Como visto na animação acima não todo o chão do Oceano Tethys foi completamente subduzido; a maioria dos sedimentos espessos na margem indiana do Oceano foram raspados e acrescentados ao continente eurasiático no que é conhecido como uma cunha acrecionária (link para glossário). Estes sedimentos raspados são o que agora formam a cordilheira dos Himalaias.

De cerca de 50-40 Ma a taxa de deriva para norte da placa continental indiana diminuiu para cerca de 4-6 cm por ano. Esta desaceleração é interpretada para marcar o início da colisão entre as placas continentais eurasiática e indiana, o fechamento do antigo oceano Tethys, e o início da elevação dos Himalaias.

(Note que na animação acima as placas continentais são mostradas a colidir a 10 Ma; isto deve ser lido como 50 Ma.)

A placa eurasiática foi parcialmente enrugada e afivelada acima da placa indiana mas devido à sua baixa densidade/elevada flutuabilidade nenhuma das placas continentais pôde ser subduzida. Isto fez com que a crosta continental engrossasse devido à dobra e falha por forças de compressão empurrando para cima do Himalaia e do Planalto Tibetano. A crosta continental aqui é o dobro da espessura média a cerca de 75 km. O engrossamento da crosta continental marcou o fim da atividade vulcânica na região, pois qualquer magma que se movesse para cima se solidificaria antes que pudesse alcançar a superfície.

Os Himalaias ainda estão subindo mais de 1 cm por ano à medida que a Índia continua se movendo para o norte, na Ásia, o que explica a ocorrência de terremotos de foco raso na região hoje em dia. No entanto, as forças da meteorologia e da erosão estão a baixar os Himalaias aproximadamente ao mesmo ritmo. Os Himalaias e o planalto tibetano tendem para leste-oeste e se estendem por 2.900 km, atingindo a elevação máxima de 8.848 metros (Monte Everest - o ponto mais alto da Terra).

Source: Himalaias | História, Mapa, & Fatos

https://www.geolsoc.org.uk/Plate-Tectonics/Chap3-Plate-Margins/Convergent/Continental-Collision

De Vassell Zeeb

Qual é o preço actual de um tanque T90? :: Quais são algumas das tendências mais selvagens e estranhas da arte das unhas?