O LRDE começou a trabalhar no radar Tejas Mk2 UTTAM como foi dito pelo IDRW.org?
A fase de realização do LCA Tejas MK 2 (anteriormente chamado de Medium Weight Fighter) está a decorrer em pleno andamento. A última informação é sobre o Radar Uttam Active Electronically Scanned Array (AESA), que está prestes a entrar na fase de fabricação. O Tejas MK2 terá um pouco mais de um metro de comprimento que o Tejas Mk1 e a sua envergadura de asas será aumentada marginalmente em 30 centímetros. Em geral, as dimensões dos dois caças não serão significativamente diferentes. Foi relatado que a área do cone do nariz do Tejas MK2 será menor que o Tejas Mk1 e ainda assim este caça terá o radar AESA com mais Módulos Transmissores e Receptores (TRM). Quanto maior o número de módulos TR, maior o alcance, pois o feixe formado é fino.
Update on Uttam AESA of Tejas Mk2
As per the latest update, LRDE está explorando opções para transferir a tecnologia para uma empresa do setor privado. O contratante do setor privado de defesa será responsável pela construção de acordo com as especificações do tipo de acordo. A LRDE fornecerá a tecnologia e especificações e a empresa privada seleccionada fabricará esta unidade de Radar.
O plano inicial é fabricar duas unidades deste radar AESA, o primeiro protótipo do Tejas Mk2 será lançado em Março de 2022 e levará o seu primeiro voo em cerca de 12 meses a partir daí. Assim, as linhas de tempo desta fabricação sugerem que a unidade de Radar poderá estar disponível praticamente ao mesmo tempo que o primeiro vôo do Tejas Mk2. Como este Radar é uma modificação direta da Uttam AESA, assim o ciclo de testes será muito menor.
(*Os módulos da TRM seriam 1784)
Especificação técnica
Os dados disponíveis no domínio público sugerem que a Uttam AESA atualizada do Tejas Mk2 terá 912 - 968 TRM. A disposição será Quad módulos como na linha de base Uttam; estes quads então serão dispostos em tábuas.
- Quad: Um TRM típico consiste de um módulo transmissor e receptor referido como dipolo. Este elemento de antena dipolo é configurado em uma configuração multicamadas de 4X1, ou seja, quatro transmissores e receptores são agrupados em um módulo referido como quad.
- Plank: Estes módulos Quad como mostrado na imagem acima estão dispostos em tábuas. Uma tábua típica pode ter vários módulos quádruplos dispostos linearmente. As tábuas planejadas na Uttam AESA MK2 terão 8 placas baseadas em QTRM e 6 placas baseadas em QTRM.
Estas placas com 8 e 6 módulos QTRM terão 32 e 24 módulos TR respectivamente dispostos em formação de pacotes. Esta embalagem de alta densidade permitirá a este radar AESA ter mais módulos TR e ocupar a menor área no cone do nariz.
Timeline
These Antenna Array Units (AAU) should be delivered, Certified and Integrated on a Tejas Mk2 Aircraft within 32 weeks. Isto indica que as AAU estarão disponíveis para o primeiro vôo do primeiro protótipo. O Tejas Mk2 provavelmente entrará nos testes de vôo em 2023 e produção em 3-5 anos a partir daí, com base nos resultados dos testes. Esta linha de tempo permite que este novo radar AESA amadureça e forme a linha de base para o radar AMCA.
Importance of this Radar
Uttam AESA é uma unidade de radar modular e escalável. A unidade de radar projetada para o LCA Tejas MK1A pode ser facilmente modificada para os requisitos da Força Aérea Indiana. Este sistema de radar pode ser escalado para a aplicação potencial no Super Sukhoi, Mig29 UPG ou mesmo no Mirage 2000.
(*Os módulos da TR seriam 2000)
O sistema de radar permitirá que a Força Aérea Indiana integre quase tudo à disposição para melhorar significativamente as capacidades dos sistemas existentes. Apenas para comparação, o Tejas Mk2 terá um radar com mais TRM do que o RBE2 do caça Rafale.
>ul>Baseline Uttam AESA - 736 módulos TRRBE2 do Rafale - 838 - 1100 módulos TR (com base na variante)>li>AN/APG-68 oferecido em F21 - Cerca de 1000 módulos TR>li>Uttam MK2 - 912 - 968 módulos TRp>P>Embora o alcance e a capacidade de rastrear os alvos furtivos não se limite a um número de módulos TR, há inúmeros outros fatores envolvidos. 912-968 módulos TR é um número impressionante.Além disso, uma vez que o Tejas Mk2 terá um revestimento de material absorvente de Radar. Assim, esta aeronave terá um RRS menor. Assim, em comparação, o Tejas Mk2 pode localizar o seu alvo a uma distância muito maior e dificultar a detecção para os adversários. Isto permitirá ao Tejas Mk2 ver primeiro o seu inimigo e disparar primeiro contra eles.
Arranque de Uttam AESA Mk2
Calcular o alcance de um radar de caça é um assunto complexo, depende de múltiplos factores. Embora pelo uso da potência de pico, o alcance de vários caças de combate pode ser comparado. O radar atual do Tejas EL/M - 2032 tem uma potência de pico de 10 W por módulo TR. Assumindo que a potência de pico é mantida, então Uttam melhorado deve ter 912 X 10 = 9120 W de potência de pico. Em comparação, a corrente Uttam AESA terá 736 X 10 = 7360 W de potência de pico. Isto indica que o Uttam Mk2 terá aproximadamente 20% mais potência de pico que o Uttam da linha de base, resultando num aumento semelhante no alcance de detecção.
A outra vantagem que o aumento do número de módulos e canais de TR oferece é o aumento do número de rastreamento do alvo. O radar será capaz de rastrear mais alvos no modo de rastreamento durante o scan. Isto permitirá ao Tejas priorizar os alvos e assumir múltiplas aeronaves no ar demonstrando capacidades de domínio aéreo.
Overall, esta nova adição tornará a Índia adroitly Atmanirbhar.
Artigos semelhantes
- O que é a seção transversal do Radar (RCS) do HAL Tejas MK2? Como a RCS ajuda em um combate a céu fechado?
- Como começou a trabalhar como freelancer? Que trabalhos? Qual foi a sua viagem?
- Qual é a finalidade de um cartão SIM? Que informações contém? Foi-me dito que continha o histórico da Internet, contactos, etc. Isto é correto?
- Qual é a melhor maneira que você encontrou para lidar com o opressor MK2 griefers na GTA online?