Vale a pena mudar de QWERTY para Dvorak?
DVzine.org - O Dvorak Zine é uma boa apresentação do porquê do Dvorak ser tecnicamente melhor do que Qwerty.
Em termos de mudar de QWERTY's uma questão de se vale a pena um par de dias de digitação muito lenta, um par de semanas de digitação mais lenta do que a média, e depois tocar mais eficientemente para o resto da sua vida.
Razões maiores para não mudar para Dvorak:
- Se você tiver que usar computadores aleatórios regularmente, os quais você não será capaz de adicionar Dvorak. O layout do Dvorak tem sido instalado por padrão em praticamente todos os sistemas operacionais por décadas, mas você precisa de permissões apropriadas e tempo para adicioná-lo como uma opção a cada computador que você usa. Você ainda pode digitar Qwerty após aprender Dvorak, mas geralmente um pouco mais lento.
- Se você usar atalhos como control+c e control+v em muitos aplicativos, o que é' não é possível ou prático para re-introduzir essas teclas de atalho. Estes atalhos são menos eficientes por padrão com Dvorak desde os 'c' e 'v' as teclas estão no local oposto do teclado. Isto força você a executar o atalho com duas mãos ou mover a mão esquerda para o lado direito do teclado. O verdadeiro aborrecimento é que os atalhos são frequentemente utilizados em conjunto com a selecção do rato.
Majores razões para mudar:
- Enquanto lá's há muito debate sobre se é realmente mais rápido, empiricamente o Dvorak é fisicamente mais eficiente de utilizar. Pessoalmente, eu costumava perder a sensação nas minhas mãos depois de longas sessões de codificação Qwerty. Experimentei teclados ergonómicos e diferentes suportes para os pulsos, nenhum dos quais foi totalmente eficaz. Não tem sido um problema desde que mudei para o Dvorak, há oito anos atrás.
Artigos semelhantes
- Se eu sou um péssimo datilógrafo em Qwerty, devo mudar para Dvorak?
- Você pode transformar um teclado QWERTY para laptop em um teclado Dvorak?
- Qual você acha que é o melhor para digitar, DVORAK, QWERTY, ou Colemak?
- Porque é que os teclados QWERTY não se tornaram obsoletos e/ou não foram substituídos por teclados Dvorak?