Por que a hierarquia de autoridade é importante em uma organização?
Eu sugeriria que existem pelo menos quatro razões-chave:>ul>li>Expectativas compartilhadas. Portanto, clareza, o que ajuda a proporcionar flexibilidade, mas também especificidade suficiente sobre o que todos devem fazer e/ou estar fazendo. Velocidade de tomada de decisão. As decisões têm que ser tomadas, elas não podem ser feitas por consenso ou em alguns casos que não podem ser feitas por comitê.>li>li> porque as organizações verdadeiramente horizontais são um sonho impossível de ser trabalhado.li>li>Autoridade estabelece linhas mais claras de tomada de decisão e legitimidade. Isto permite que as pessoas com mais experiência tenham mais autoridade. Permite que as pessoas com mais experiência tenham um papel maior na liderança.Admittedly, qualquer organização o faz de forma imperfeita. Eles também podem complementar com redes informais que podem resolver alguns dos problemas com outros mais formais.
Existe a questão da burocracia que é o elefante na sala. Em geral a burocracia é ruim, mas em alguns casos isso é necessário para loops de feedback e controle de qualidade.
Nem todas as pessoas de uma organização têm tempo para tomar cada uma das decisões. Isso é 100% não têm 100% do seu tempo para tomar decisões coletivas sobre tudo. Na verdade, estas são exatamente as mesmas razões pelas quais a democracia direta no caso de decisões governamentais também seria impossível e impraticável - se aplicada a todas as políticas, o tempo todo.
Deixe-me ser claro: não estou dizendo que todos os exemplos de verticalidade são bons, mas sim a posição intermediária que alguma hierarquia e alguma horizontalidade é necessária para que as organizações sejam eficazes. Esta não é a posição intermediária precisa, mas talvez território ou terra.
Veja também: meus outros posts em orgs verticais vs. horizontais.
Admito que há o risco de conflitar horizontalidade com consenso ou um tipo de democracia direta na organização. Mas eu acho que há uma sobreposição significativa entre os dois e, portanto, as críticas devem pelo menos ser consideradas, refletidas e talvez respondidas a.