O carregamento rápido tem um efeito negativo sobre a bateria?
Simplesmente colocado, as baterias têm certos limites de carga e descarga com base na sua química e construção. A maioria das baterias de íons de lítio pode carregar a uma taxa em torno de 0,7 a 1,0 vezes sua capacidade "com segurança".
P>Primeiro desligar, todo o uso de uma bateria - seja carregando ou descarregando - fará com que ela se degrade ligeiramente, reduzindo a capacidade utilizável. Isto é chamado degradação.
Se a capacidade de uma bateria é de 5 amp-horas, então ela pode normalmente carregar entre 4-5 amps. Normalmente isto permitirá entre 500 a 1000 ciclos completos antes de permanecer 80% da capacidade útil máxima.
Carregar à velocidade máxima recomendada fará com que a bateria perca capacidade, mas apenas minimamente mais rápido do que carregá-la mais lentamente. Por exemplo, se você carregou a bateria a 0.2C (uma quinta capacidade, ou 1A no exemplo acima) você pode chegar mais perto de 1000 ciclos em vez de mais perto de 500 ciclos.
Então, para responder mais completamente à sua pergunta, depende realmente do que significa o carregamento "rápido". Se você ainda estiver dentro dos limites do projeto, então sim terá um impacto, mas não um grande, então não "ruim". No entanto, se você empurrar a bateria acima dos limites de design então ela terá uma degradação muito mais rápida, e isso seria considerado "ruim".
Existem maneiras de mitigar isso - principalmente através de um controle de temperatura preciso. Quanto mais quente for uma bateria, mais degradação ela sofrerá. Se conseguir manter uma célula muito controlada termicamente e mesmo em temperatura em todo o seu interior, e limitar o aumento da temperatura, então pode empurrá-la um pouco mais e obter uma carga mais rápida sem mais degradação.
As baterias de telemóveis funcionam nos limites ou ultrapassam limites razoáveis para que possam ser tão pequenas quanto possível, e tão convenientes quanto possível. Isto é comercializado como uma vantagem para o proprietário (mais leve! mais fino! carregamento mais rápido!) mas é feito de forma bastante intencional, o que mata a bateria muito mais rapidamente, encorajando-o a comprar um novo telefone. Isto é chamado de obsolescência planejada.
Mas em um carro, isto obviamente não é desejável. Não se preocupe - a maioria dos veículos eléctricos tem baterias muito mais robustas e Gestão Térmica Activa, limitando precisamente a temperatura e a carga e descarga para garantir que durarão 10-20 anos.
Artigos semelhantes
- O carregamento rápido por cabo é melhor do que o carregamento rápido sem fio para a saúde do telefone a longo prazo?
- O cabo USB tem algum efeito no carregamento rápido?
- O carregamento lento é melhor do que o carregamento rápido para a vida útil da bateria?
- Quão eficiente é o carregamento sem fio no carregamento de um dispositivo móvel em comparação com o carregamento com fio convencional?