Que gases se desenvolvem quando o plástico derrete?
Queimar estes plásticos pode liberar dioxinas. As dioxinas são involuntariamente, mas inevitavelmente produzidas durante a fabricação de materiais contendo cloro, incluindo PVC e outras matérias-primas plásticas cloradas.
Dioxina é um conhecido carcinógeno humano e o mais potente carcinógeno sintético já testado em animais de laboratório. Uma caracterização pelo Instituto Nacional de Normas e Tecnologia do câncer causando dioxina potencialmente avaliada como mais de 10.000 vezes mais potente do que a próxima maior substância química (amina dietanol), meio milhão de vezes mais do que arsênico e um milhão ou mais vezes maior do que todas as outras.
A Organização Mundial de Saúde disse: "Uma vez que as dioxinas entraram no ambiente ou no corpo, elas estão lá para ficar devido à sua habilidade incomum de se dissolverem em gorduras e à sua sólida estabilidade química rochosa."
Isso porque as dioxinas são classificadas como um dos poluentes orgânicos persistentes, POPs, também conhecidos como PBTs (Persistentes, Bioacumulativos e Tóxicos) ou TOMPs (Toxic Organic Micro Pollutants.)
POPs são um pequeno conjunto de químicos tóxicos que permanecem intactos no ambiente por longos períodos e se acumulam nos tecidos gordurosos dos animais. São extremamente tóxicos e causam todo o tipo de doenças.
Source :- Google